Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Wunderman e Webmotors combatem uso do celular ao volante
Com o propósito de alertar a população a respeito do perigo de usar celular ao volante – terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil* e primeira no mundo** –, a Wunderman e a Webmotors lançam a plataforma de comunicação “Direção Sem Distração”
A partir desta semana, quando um visitante fizer uma busca no site Webmotors vai se deparar com anúncios de carros batidos, acompanhados da história do acidente, ilustrando os riscos do uso de smartphones ao dirigir.
Para Fernando Miranda, CEO da Webmotors, mesmo com a legislação brasileira proibindo o uso de celulares ao volante – inclusive em paradas temporárias (como semáforos ou engarrafamentos) –, a irresponsabilidade dos motoristas só aumenta. E neste período do ano, por conta das férias e das festas de fim de ano, que intensificam o movimento nas rodovias em todo o país, os números chegam a ser ainda mais alarmantes.
“O celular é hoje a principal causa de distração no trânsito, fato comprovado por inúmeras pesquisas. Os motoristas subestimam os riscos de dirigir e checar suas mensagens no celular, aumentando exponencialmente o número de acidentes fatais. A campanha criada pela Wunderman retrata essa dura realidade, existente não apenas no Brasil, como em todo o mundo”, destaca Miranda.
“Um assunto tão importante quanto esse precisa ser abordado. E a Webmotors se mostrou o parceiro ideal para isso, uma vez que na plataforma deles a gente consegue impactar os motoristas quando eles estão 100% focados, buscando por um carro novo”, comenta Rafael Palermo, diretor de criação da Wunderman.
Além de 10 anúncios diferentes na plataforma Webmotors, a iniciativa inclui um vídeo (veja abaixo) para internet, com sobreviventes de acidentes envolvendo celular ao volante; um site, com uma série de dados estatísticos; mídia out of home; mídia digital; rádio; e um app, desenvolvido para a plataforma Android (baixe aqui), que esconde notificações de mensagens quando o motorista está dirigindo e alerta o usuário com a mensagem principal da campanha: “Desliga do celular e se liga na vida”.
Entre os parceiros do projeto estão as empresas de mídia Ótima, JCDecaux, Outdoor Mídia, Fredizak e BTN.
A produção das peças teve apoio da Possible e da Wunderman Montevidéu.
*Pesquisa da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), de setembro de 2017.
**Estudo do Centro Médico Cohen, Nova York.
Ficha Técnica
Cliente: Webmotors
Produto: Institucional
Agência: Wunderman
Título: Direção Sem Distração
VP de criação: Paulo Sanna
Direção de criação: Adriano Abdalla, Rafael Palermo e João Paulo Martins
Direção de arte: João Paulo Martins, Julio Campos e Victor Rosatto
Redação: Adriano Abdalla, Rafael Palermo, Ricardo Polinesio e Edoardo Vilhena
Motion: George Gomes
Atendimento: Patricia Gerard, Ana Carolina Aguiar e Isabela Coutinho
Gerentes de Projetos: Elaine Orio e Henrique Sitta
Art Buyer: Hugo Soeda
RTVC: Mônica Andrade e Paula Matos
Filme: BossaNovaFilms
Direção: Georgia Guerra-Peixe (Joca)
Direção de Fotografia: Enio Belwanger
Finalização: BossaNovaFilms
Produção Executiva: Eduardo Tibiriça/Moa Ramalho
Atendimento: Priscila Miranda e Paula Alves
Assistente de atendimento: Natália Wandel
Fotógrafo: Paulo Villar
Art Buyer: Hugo Soeda
Produtora de Áudio: Boogieman BR
Maestro/Produtor: Dimi Kireeff / Nara Guimarães
Atendimento: Elisangela Queiroz / Maristela De Vasques
Finalização: Fernando Gressler
Desenvolvimento: Felipe Rodrigues, Rodrigo Câmara, Marcelo Costa Tust, Juliano Timm Menezes, Fabrício Gonçalves Boemeke, Vinícius Silva de Moraes, Vinícius Pereira dos Santos, Wunderman Production
Aprovação do cliente: Giovanna Miranda, Lucas Barreiro, Rafael Constantinou, Albert Silva e Fernando Miranda