Neste ano, o Twitter Brasil passou a destacar campanhas que souberam explorar a plataforma em três pilares: estratégia de marca, estratégia de conteúdo e boas práticas de conteúdo em vídeo e uso de mídia. A seleção é feita trimestralmente por uma equipe multidisciplinar. São escolhidas duas empresas em cada pilar. A rede seleciona também uma campanha que reúna os elementos das três categorias e a elege como Destaque do Trimestre.
No final do ano, o Twitter apresentará uma seleção das campanhas que se sobressaíram na rede segundo os três pilares.
No segundo trimestre, os destaques foram Google Cloud, Axe , Uber, LG , Apple , iFood e Natura .
Estratégia de marca (perfis que foram capazes de analisar o comportamento do consumidor a partir das conversas no Twitter e aproveitaram a oportunidade para construção de marca na plataforma):
Google Clouds - Adotou uma linha de comunicação baseada não apenas na apresentação dos recursos técnicos, mas sim no impacto que seus serviços causam na produtividade e no dia a dia dos negócios. Para isso, adaptou sua linguagem às pessoas e se comunicou por meio de parceiros, como o Valor (veja aqui), que validaram sua mensagem. A agência Blinks participou da iniciativa
Axe - Para se destacar em conversas sobre o Lollapalooza Brasil, Axe respondeu em tempo real diversos tweets sobre o festival. Como o posicionamento da empresa é "Dá pra ter tudo" e muitas pessoas relataram a frustração de não poderem ir ao evento por conta do preço, a marca promoveu sorteio de ingressos do Lollapalooza Berlim. Para participar, as pessoas tinham de tuitar uma música que ouviram no Lolla Brasil, marcando o perfil e incluindo a hashtag #AxeNoLollaBR. Em parceria com a área do Twitter que une criadores de conteúdo às marcas, Axe também contou com influenciadores digitais para engajar os usuários. A ação foi criada em parceria com UStudio e Tub Media.
Estratégia de conteúdo (
marcas que utilizaram criadores de conteúdo para estabelecer conexão com a audiência e levar sua mensagem de forma natural e autêntica):
Uber - No lançamento do Uber Juntos, opção de transporte com preço mais acessível, a marca optou por utilizar o criador de conteúdo Otávio Albuquerque (
@taviao) para apresentar os benefícios do serviço de maneira criativa e bastante visual. Uber recorreu também a um estúdio de design, Dirty Work, que produziu as filmagens e criou o personagem em ilustração. Assim, Tavião se transformou em
desenho animado e destacou as vantagens do Uber Juntos de maneira divertida.
LG - Patrocinou a série
"Vidas Paralelas", criada exclusivamente para a plataforma. Na produção, a criadora de conteúdo Patrícia dos Reis (
@pathy) conta em cinco episódios a história de pessoas que têm uma profissão comum, mas usam seu tempo livre para explorar habilidades curiosas. Vão de bailarinas a organizadoras. Ao apresentar essas histórias, Pathy as conecta às mensagens importantes do smartphone LG K12+, como a qualidade da câmera, do som e da imagem. A Y&R participou da iniciativa. LG foi a primeira marca de tecnologia a patrocinar um conteúdo original no Twitter na América Latina.
Boas práticas de vídeo e uso de mídia (
marcas que foram bem-sucedidas no uso das boas práticas de conteúdo em vídeo e de mídia):
Apple - Para a campanha de lançamento do iPad Pro, a Apple utilizou vídeos de até 15 segundos focados em funcionalidades do produto
apresentadas com elementos visuais que ajudam a contar uma história. Mesmo sem som, os vídeos mostram as principais vantagens do produto de maneira clara. Assim, alcançaram bons índices de engajamento na plataforma.
iFood - Com objetivo de incentivar o uso de seu serviço aos domingos, o iFood aproveitou as conversas no Twitter sobre Game of Thrones (GoT) para lançar a campanha
#AFomeChegou e se conectar com fãs da série e potenciais consumidores. Com vídeos animados de 15 segundos, a marca incentiva as pessoas a fazerem pedidos em sua plataforma antes do início de um episódio inédito da série.
Destaque do trimestre (
perfil que apresentou bom uso das estratégias de conteúdo e marca, além de boas práticas de mídia)
Natura - Como parte de sua estratégia para o rejuvenescimento da marca, a Natura contou com o apoio do Twitter Brasil para estruturar um time inédito da empresa, dedicado a engajar em tempo real com usuários da plataforma. A formação do time seguiu o comprometimento da Natura com a diversidade, recrutando profissionais de diferentes gêneros, raças e orientações sexuais. Como resultado final do projeto, após analisar insights obtidos a partir do engajamento com o público,
a Natura fez um reposicionamento da marca na plataforma. A empresa criou a persona “Nat Natura”, que substituiu a Natura Institucional no Twitter, e adotou uma nova maneira de se comunicar.
No
primeiro trimestre, as campanhas que se destacaram na plataforma se dividiram deste modo entre os pilares: Estratégia de marca com
Skol e
Natura, Estratégia de Conteúdo com
Axe e
99; e Boas práticas de vídeo e uso de mídia com
McDonald’s e
Fiat. O destaque do trimestre ficou com
Rappi, com o patrocínio da série "28 coisas que meu pai nunca fez", do criador de conteúdo
Cid (
@naosalvo) - a primeira do programa #CreatorOriginals do Twitter.