Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Plataforma quer chegar a 1 bilhão de hóspedes por ano
O Airbnbn completa dez anos em agosto e atualmente contabiliza 4,5 milhões de lugares para hospedagem, distribuídos em 81 mil cidades. Foram mais de 300 milhões de pessoas acomodadas em algum dos endereços disponibilizados pelo serviço que vem causando desconforto no segmento hoteleiro. A empresa informa que, nesse período, a plataforma gerou aos anfitriões uma renda extra superior a US$ 41 bilhões. Para a próxima década, sua meta é bastante ambiciosa: quer chegar a 1 bilhão de hóspedes por ano até 2028.
Para atingir essa marca, Brian Chesky, CEO e cofundador, fez uma série de anúncios em apresentação que aconteceu em San Francisco na quinta-feira 22. São novas categorias de acomodações, como pousadas e hotéis boutique, um serviço de luxo, uma coleção de casas indicadas por “temas” (como lua de mel), e programa de fidelidade para hóspedes.
Chesky comentou, durante a apresentação, que dez anos atrás ele e Joe Gebbia, também cofundador, não conseguiriam imaginar o que o Airbnb se tornaria – o negócio surgiu com três colchões de ar inflados em um apartamento em San Francisco. “As pessoas achavam que estranhos hospedados na casa uns dos outros era uma ideia maluca. Hoje, milhões de pessoas fazem exatamente isso a cada noite. Mas queremos ir além e apoiar e expandir nossa comunidade para que, nos próximos dez anos, mais de um bilhão de pessoas por ano possam ter os benefícios das viagens mágicas proporcionadas pelo Airbnb”.
As novidades são:
- categorias de propriedade – entram na lista Casas de Férias, Casas Únicas, Pousadas e Hotéis Boutique (além das já existentes, que são Lugar Inteiro, Quarto Inteiro e Quarto Compartilhado). Ou seja, agora são sete os tipos de propriedade;
- categorias de padrão – Airbnb Plus (acomodações e anfitriões excepcionais, que atendem mais de 100 itens selecionados. Para as casas que se enquadram na lista, o Airbnb oferece consultoria de design, fotografia especializada e suporte dedicado. São dois mil anúncios em 13 cidades, que são Los Angeles, Xangai, Cidade do Cabo, Londres, Sidney, Melbourne, Roma, Milão, Toronto, Barcelona, Chicago, Austin e San Francisco) e Beyond by Airbnb (oferta de viagens personalizadas, incluindo algumas das melhores casas do mundo, experiências customizadas e hospitalidade de alto nível. Deve começar a ser oferecido no segundo semestre);
- Coleções Airbnb – casas indicadas segundo a ocasião. Como a empresa explica, no passado pensou-se em viajantes que viajavam sozinhos. Mas o tempo revelou que muitos hóspedes queriam hospedagem para a família ou para pequenos grupos. No novo modelo, há Airbnb para Famílias e Airbnb para Trabalho (já disponíveis) e serão lançadas neste ano as coleções Conhecer Pessoas, Casamento, Lua de Mel, Viagem em Grupo e Jantar Especial;
- Comunidade – os anfitriões mais destacados fazem parte do programa Superhosts, que tem 400 mil pessoas no mundo. O Airbnb ampliou os benefícios (como melhor exposição e URLs customizadas). A partir do segundo semestre deste ano, a plataforma lançará o programa de fidelidade para os melhores hóspedes, inicialmente para 10 mil pessoas.
O canal do Airbnb no YouTube mostra algumas dessas estratégias. Veja abaixo dois vídeos.