Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Veja o que algumas marcas reservaram para a data
O Dia do Orgulho Nerd é comemorado nesta quarta-feira, 25 de maio. É uma data que vem sendo trabalhada mais frequentemente pelas marcas. Eventos como a CCXP, voltados para a cultura pop, já demonstraram o formidável poder de compra de nerds ou geeks.
Uma pesquisa da Omelete Company, a Geek Power, divulgada em março passado, aponta que 84% do público geek/nerd consome conteúdo da cultura pop todos os dias; 95% lêem 2 livros ou HQs por mês; e 51% assinam 3 serviços de streamings ou mais ao mesmo tempo.
A data também é conhecida como Dia da Toalha, quando se celebra a memória do autor Douglas Adams, que escreveu um clássico nerd, “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Em 25 de maio de 2001 (14 dias depois da morte do escritor), fãs se reuniram para usar a toalha pelo dia inteiro, o que vem se repetindo desde então. De acordo com o Adams, que escreveu uma página inteira para a peça de banho, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar.
Outro dado a alimentar este dia dedicado à cultura pop é que foi num 25 de maio que estreou o primeiro filme da franquia Star Wars ("Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança", de 1977).
Confira o que algumas empresas prepararam para esta curiosa efeméride.
- A Marisa apresenta sua coleção de produtos licenciados para celebrar o Dia do Orgulho Nerd. São peças temáticas dos super-heróis da Liga da Justiça, Meninas Super Poderosas, Rick And Morty, Looney Tunes, entre outros personagens que fazem parte da cultura pop. Todos os itens estão disponíveis nas lojas físicas, site e aplicativo Marisa. Entre as novidades do catálogo, a marca destaca as camisetas brancas dos personagens Batgirl e Batman.
- O Mercado Livre é o e-commerce oficial da CCXP 22. Claro que iria ter promoção para a comunidade geek. Há ofertas com até 40% de redução no preço. E também tem cupom de desconto com o código Nerd20.
- O Magalu não apenas se preparou como ajudou os integrantes de seu market place a aproveitar a data para alavancar as vendas de maio. Na página dedicada aos parceiros, a empresa observou que, “para o comércio, essa é a época ideal para lançar promoções que alcancem esse público e que chamem a atenção de quem tem interesse em adentrar nesse mundo”. E ensinou: quanto mais a loja se organizar para lançar promoções temáticas e produzir conteúdo apoiando o Dia do Orgulho Nerd, “mais fácil será para se destacar”. O Magalu, que comprou o site Jovem Nerd em abril do ano passado, criou uma ação no Twitter para atrair o público, valendo um cupom no valor de R$ 1.000. Quem contar uma história que marcou sua vida envolvendo o universo geek – sem deixar de usar a hashtag #DiadaToalhaNoMagalu – concorre ao prêmio. Serão escolhidas três histórias pelo Jovem Nerd e por Azaghâl, um dos fundadores do site. No Instagram e no Facebook, Lu, a influenciadora digital da rede, conta a história a data e indica um kit para celebrar o dia. O Magalu montou sua Semana Geek, com promoções para produtos variados.
- O SyFy está com uma programação especial o dia todo – a maratona começou às 7h40. A grade conta com uma seleção de grandes sucessos do canal, além da estreia do filme “Doom: Aniquilação”. Foi criada uma promo para a data (veja mais abaixo). O especial teve início com “De Volta Para o Futuro 3”. Na grade da tarde (a partir de 16h25) tem “Anjos da Noite” (batalha entre vampiros e lycans, grupo de lobisomens violentos. Com Kate Beckinsale), “Resident Evil 2: Apocalipse” (com Milla Jovovich), “Depois da Terra” (com Will Smith e seu filho Jaden Smith) e, às 22h30, “Doom: Aniquilição”, longa baseado no famoso videogame (ao viajar pelo espaço, um grupo de fuzileiros navais responde a uma chamada de socorro vinda de uma base em uma lua alienígena). Para fechar, à 00h15, “Máquinas Mortais”.
- A Amazon criou uma “Loja Geek”. Dá para procurar de tudo (ou quase) na plataforma, que estabeleceu suas promoções desde o início da semana. Há até um “Festival Geek Gamer”.
- Até no trem dá para vivenciar o Dia do Orgulho Nerd. A ViaMobilidade, das linhas 8 e 9 de trens metropolitanos em São Paulo, distribui gibis e revistas que abordam o assunto a todos os fãs que circularem nesta quinta pela Estação Osasco. Várias opções estão expostas no local. A ViaMobilidade informa que suas estações abrigam todos os tipos de manifestações artísticas e culturais, atendendo a gostos variados do público. A cultura pop não podia ficar fora disso.
- As empresas especializadas em temas da cultura pop, evidentemente, fazem a festa na data. A Loja Integrada, plataforma para criação de lojas virtuais, destaca alguns sites focados em produtos geeks, como Game Games, que tem mais de cinco mil artigos relacionados ao mundo nerd (de Funkos até luminárias); Importados Geek, que trabalha com produtos como estátuas colecionáveis, figuras de ação e itens de decoração; Reduto Nerd que conta com roupas, acessórios, placas e quadros temáticos, entre outros itens; Emporium Nerd que possui uma ampla variedade de produtos de séries, games, filmes e quadrinhos, de canecas a almofadas; e a Animu Nerd, especializada em artigos colecionáveis, como itens da Marvel Comics, DC Comics e Mario Bros.