Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Inspiring Girls quer Nobel para Mileva Marić
Para encorajar a luta por equidade de gênero neste Dia Internacional da Mulher (8 de março), a ONG inglesa Inspiring Girls (que tem atuação no Brasil) e a SunsetDDB lançam o movimento global #NobelForMileva, que incentiva as pessoas a postarem fotos nas redes sociais com a língua para fora, reproduzindo o gesto do cientista Albert Einstein.
A iniciativa foi criada em defesa do reconhecimento feminino no universo da ciência e da tecnologia e pretende que a Fundação Nobel, na Suécia, reconheça o trabalho de Mileva Marić, física e matemática sérvia, que foi também a primeira esposa de Einstein, ganhador do Prêmio Nobel em 1921. Apesar de não ter recebido créditos, Mileva foi coautora de muitas teses acadêmicas do cientista, incluindo a teoria da relatividade.
A campanha também conta com um filme para o meio digital (assista abaixo), que traz a história de Mileva e um convite para que pessoas de qualquer identidade de gênero coloquem a língua pra fora, reproduzindo selfies em suas redes sociais, de modo a atribuir um novo significado ao gesto.
"A campanha #NobelForMileva foi recebida como uma oportunidade incrível pela ONG Inspiring Girls para inspirar meninas a seguir e confiar nos seus sonhos. Além disso, é uma linda homenagem a Mileva e a todas as mulheres esquecidas que merecem ter reconhecimento e seu lugar na história", pontua Corinne Giely, CEO da Inspiring Girls Brasil.
O esforço incluirá pinturas, grafites, murais e tatuagens do rosto da primeira mulher de Albert Einstein, feitas por artistas de diferentes partes do mundo. O movimento também contará com estátuas do busto da cientista, com a língua para fora, que poderão ser impressas em modelo 3D para serem expostas em universidades.
"É impressionante perceber que a maior parte das pessoas nunca ouviu falar sobre Mileva e imaginar quantas meninas deixaram de se sentir representadas neste contexto. Através de um resgate histórico, a campanha nos faz repensar a maneira como damos voz às mulheres, não apenas enquanto talentos profissionais, mas como agentes de transformação científica e tecnológica", ressalta Thiago Lacorte, diretor de criação da Sunset.
A campanha também abarca o projeto "Milevas do Futuro" que pretende evidenciar como a história de Mileva é inspiração para as crianças. No fim de março, será exibida uma animação sobre três meninas apaixonadas por ciências, que encontram inspiração na figura de Marić.
Ficha Técnica:
Cliente: Inspiring Girls
Agência: SunsetDDB
CEO: Pipo Calazans
CCO: Sergio Mugnaini
Diretores Executivos de Criação: Carlos Fonseca, Guilherme Giacomo
Diretores de Criação: Thiago Lacorte, Erick Moneró, Marilu Rodrigues
Diretor de Arte: Thiago Lacorte
Redator: Erick Moneró
Redator de Conteúdo: Eduardo Pinho
VP de Planejamento: Marcia Aguirre
Planejamento: Felipe Gavronski e Julia Aquino
Estrategista de Conteúdo: Gabriela Campagnucci
Diretores de Produção Audiovisual: Taís Caetano e Giuliano Springhetti
Produtores: Fátima Latorre, Carolina Araújo
Produtora de Conteúdo: Lemon, THE HUB + Jnto
Produtora: Lemon
Produtora de Som: Carbono Sound Lab
“Milevas of The Future”
Produtora de Animação: Consulado
Produtora de Som: Carbono Sound Lab
Aprovação Cliente: Vicky Booth, Misha Monaghan, Corinne Giely-Eloi e Kully Fuerstenau