Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Por Neve, artista cria ilustrações que retratam saneamento básico
O Dia Mundial do Banheiro, comemorado nesta quinta-feira (19), foi criado pelas Organização das Nações Unidas com o objetivo de ajudar a conscientizar as pessoas sobre a falta de saneamento básico ao redor do mundo.
Para chamar a atenção sobre o tema no Brasil, a marca de papel higiênico e lenço umedecido Neve convidou o artista paraense Ritchelly Oliveira para criar ilustrações realistas, que transmitam como vivem aqueles que não têm acesso a tratamento e coleta de esgoto ou a um banheiro.
As obras, que parecem fotos, são ilustrações produzidas com carvão (veja duas delas, abaixo), em um processo que durou cerca de três meses.
Oliveira se inspirou em imagens captadas por iniciativas de empreendedores sociais que levam soluções alternativas de coleta e tratamento de esgoto para áreas periféricas ou isoladas, como zonas rurais e comunidades indígenas e quilombolas, por exemplo.
Além da base das imagens, o artista envolveu em seu processo de criação suas vivências familiares. "Nasci em uma cidade no interior do Pará chamada Xinguara, onde muitas famílias usam banheiros fora de casa, as chamadas 'casinhas', como foi a realidade dos meus avós e tios que moravam pela região", comenta Oliveira.
A ação, que inclui um texto-manifesto para o Dia Mundial do Banheiro, integra o projeto global "Banheiros Mudam Vidas", iniciativa da Kimberly-Clark liderada pela marca Neve no Brasil.
Em outubro, a marca lançou documentário homônimo, um curta-metragem com histórias de personagens beneficiados pelo projeto (leia anterior sobre o assunto, aqui).