Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
CP+B cria para 32ª Bienal de São Paulo
A arte contemporânea fica, muitas vezes, mais complicada do que realmente é quando alguém tenta explicá-la. Foi pensando nisso e com a expectativa de quebrar o recorde de visitas da exposição que a CP+B Brasil criou o conceito "Difícil colocar em palavras. Melhor ver", que norteia toda a comunicação da 32ª Bienal de São Paulo.
Dois filmes (veja abaixo) mostram diferentes personagens tentando - mas não conseguindo - explicar obras de arte: Ms. English, que inclui em praticamente todo o seu discurso termos em inglês, e Mr. Referência, que cita grandes nomes e correntes conceituais para parecer mais inteligente.
“A Bienal é uma experiência transformadora que não cabe em palavras. Queríamos uma campanha que convidasse e provocasse o público, e a agência fez isso com muita inteligência”, conta João Livi, CEO da Talent Marcel e Diretor da Bienal, que indicou a CP+B para a edição atual da mostra.
Os filmes são a primeira produção da Boiler Filmes e têm a direção de Dulcidio Caldeira.
Além dos filmes, a comunicação traz anúncios, peças para pontos de ônibus e spots para rádio.
“A nossa proposta foi tirar o mito da Bienal, fazer com que as pessoas se vejam nas situações e riam delas mesmas. Nossa intenção é dar mais liberdade para interpretação do público, já que muitas obras simplesmente não têm explicação ou até mesmo são muito mais simples do que parecem - ou do que as fazem parecer ao descrevê-las”, conta Marcelo Rizério, diretor de criação da CP+B Brasil.
Tendo como tema Incerteza viva [Live Uncertainty], a 32ª Bienal de São Paulo busca refletir sobre as atuais condições da vida e as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição acontece até 11 de dezembro, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera, reunindo 81 artistas e coletivos.
Ficha Técnica
Título: Explicações
Agência: CP+B – CRISPIN PORTER & BOGUSKY BRASIL PUBLICIDADE LTDA.
Cliente: Fundação Bienal
CCO: André Kassu e Marcos Medeiros
Diretor de Criação: Marcelo Rizério
Criação: Erick Mendonça, Hiroito Takahashi, Thiago Ehlke, Yan Esteves e Andriws Vilela.
RTVC: Renata Sayão e Fabíola Camilo
Planejamento: Caio DelManto e Julia Prais
Atendimento: Renata Wirthmann e Malu Godoi
Mídia: Tiago Santos, Edson Melo, Rafael Takeshita, Fabiana Melo e Gabriela Pompiani
Projetos: Denise Kotsubo
Produtora Filme: Boiler
Diretor: Dulcídio Caldeira
Produtora de Som: Raw Audio
Fotografia: Andrea Dematte
Produtora Digital: Bull
Ilustração: Marcos Medeiros
Aprovação cliente: João Livi, Luciana Guimarães, Felipe Taboada, Gabriela Longman, Julia Murari