arrow_backVoltar

Direito de Saber

Campanha defende atualização de rotulagem de alimentos

28.09.20

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e a coalizão Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável apresentam a campanha "Direito de Saber", que defende a atualização da rotulagem de alimentos no Brasil.

Criadas pela Repense, as peças para mídia digital trazem o refrigerante, o salgadinho e a barrinha de cereal como "vilões", representando, respectivamente, o açúcar, o sódio e a gordura saturada dos alimentos processados.

Desde 2014, entidades lutam para aprovar um modelo com advertência nutricional na parte da frente das embalagens de alimentos no Brasil. A Anvisa adiou a decisão, mas agora deverá se reunir para tratar do assunto no dia 6 de outubro.

O Idec e a Aliança querem mais clareza nos rótulos para que o público "saiba o que está consumido e tenha a oportunidade de optar por escolhas mais saudáveis". A proposta é aplicar triângulos de advertência sobre o excesso de itens prejudiciais à saúde na parte frontal das embalagens.

O esforço pretende dar continuidade a uma petição para que a Anvisa revise o atual modelo de rotulagem (aqui) e demonstrar os malefícios dos alimentos ultraprocessados à saúde da população.

"A campanha anterior tinha um caráter mais educativo para o consumidor. Agora, em uma fase mais direcionada que exige um posicionamento decisivo do governo, trazemos uma maior força visual, mais lúdica, para impactar o consumidor e engajá-lo na causa", pondera Alexandre Ravagnani, diretor-executivo de criação da Repense.

Em uma próxima etapa, a comunicação também contará com peças para mídia out of home, indoor e filme para TV paga.

Ficha Técnica:

Título: Rotulagem por uma alimentação saudável.
Agência: Repense
Anunciante: IDEC
Criação: Alexandre Ravagnani, Akira Tateyama, Martin Montingelli, Edimilson Costa
Planejamento: Luna Gutierres
Mídia e BI: Nino da Silva e Déborah Cardoso
Atendimento: Andres Andrade, Maria Bonésio
Produção digital e RTVC: Fábio Ovelheiro, Juan Mariano
Aprovação cliente: André Correa, Luiza Amorim

Direito de Saber

/