arrow_backVoltar

Dirty Laundry

Campanha encoraja vítimas a denunciar crime de estupro no Líbano

20.01.23

É comum no Líbano que as vítimas de estupro sejam ensinadas a esconder sua “roupa suja” de todos e a acreditar que são responsáveis por carregar a honra e a dignidade de toda a sua família, então devem ficar em silêncio.

A Leo Burnett Beirute e o centro de recursos para a igualdade de gênero Abaad se uniram à artista Remie Akl, no filme "Dirty Laundry" (assista abaixo), inspirado em um estudo realizado pela entidade em 2022, que constatou que 60% das mulheres agredidas sexualmente não denunciaram o crime por se sentirem envergonhadas ou pressionadas a não manchar ahonra” da família.

O esforço integra a campanha "#NoShameNoBlame", visando alterar o Capítulo 7 do código penal libanês, que permite que agressores sexuais escapem sem punição ou com sentenças mínimas.

Infelizmente, os crimes de agressão sexual no Líbano ainda estão ligados à honra, dignidade e vergonha. É importante abordar esses crimes independentemente dos estereótipos arraigados na sociedade e tratá-los com firmeza”, observa Ghida Anani, fundadora e diretora da Abaad.

Anteriormente, o esforço contou com uma série na internet, apresentada pela modelo e "influenciadora" Nour Arida, que deu sua voz e plataformas para sobreviventes de estupro, iniciando uma conversa sobre o assunto.

Dirty Laundry

/