arrow_backVoltar

Disney + Fox

Compra aprovada

06.05.20

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, nesta quarta-feira (6), a aquisição da Twenty-First Century Fox pela The Walt Disney Company.

Acordo de Controle de Concentração (ACC), que diminui os riscos concorrenciais, por ESPN e Fox Sports pertencerem agora ao mesmo dono, foi assinado.

A transação já havia recebido sinal verde do órgão em fevereiro de 2019, mas entrou em revisão após o descumprimento de uma das principais condicionantes do negócio, que era a venda do canal Fox Sports. Segundo o conselho, embora as partes tenham se esforçado para cumprir esta determinação, a venda não foi concretizada no tempo estipulado. Houve tentativas de comercialização do canal, que é deficitário, mas elas fracassaram. A Disney então sugeriu uma nova condicionante para a operação, que foi aceita pela maioria do plenário do Cade: se comprometeu a manter na grade de programação, “por três anos ou até o término de seus respectivos contratos”, todos os 40 eventos esportivos distribuídos no Brasil pela Fox.



Também assumiu o compromisso de manter a Fox Sports ativa e competitiva até janeiro de 2022. Será mantida, por exemplo, a transmissão da Copa Libertadores da América, contudo, o torneio também poderá ser exibido em outros canais da Disney.



Caso queira encerrar a operação do Fox Sports depois de janeiro de 2022, a Disney se comprometeu a devolver antecipadamente a marca, que ficaria livre para o uso de outros grupos.

Leia anteriores sobre o assunto aquiaqui.



Disney + Fox

/