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Grupo Boticário lança movimento; Eudora estreia campanha
O Boticário, Quem Disse, Berenice?, Eudora, Vult, O.U.i e Australian Gold, marcas do Grupo Boticário, lançam o movimento Diversa Beleza, que tem o intuito de ressignificar os estereótipos na publicidade. A iniciativa faz parte da jornada de ESG da corporação.
Por meio do Diversa Beleza, as marcas assumem o compromisso de retirar de embalagens de novos produtos e comunicações, até 2024, termos que impõem padrões de estéticos. O movimento anuncia também que irá cocriar em março uma edição do banco de imagens Mulheres (In)Visíveis, em parceria com a consultoria criativa 65|10, especializada em mulheres. A iniciativa conta ainda com a primeira campanha de Eudora pautada pelo Diversa Beleza.
Ao anunciar o movimento, a companhia fez referência a uma pesquisa liderada pela Aliança Sem Estereótipo e Kantar, que analisou mais de 3.500 anúncios em 56 países, com 1100 marcas, de 29 categorias, entre 2019 e 2020. Das peças avaliadas, apenas 22% incluíam diversidade étnica ou de tom de pele. O mesmo percentual se aplicou à diversidade de corpos femininos.
O Grupo Boticário reforçou no começo de 2021 sua agenda ESG com o lançamento de 16 compromissos de futuro, sendo seis deles com o propósito de alavancar a diversidade, equidade e inclusão até 2030. O Diversa Beleza irá potencializar as metas, entre elas, o compromisso #13 (garantir que a comunicação das marcas represente a população brasileira, sem vieses e estereótipos de nenhum tipo) até 2030.
Para Renata Gomide, diretora executiva de marketing do Grupo Boticário, a iniciativa é uma oportunidade de falar sobre amor e aceitação. “Sabemos do nosso papel frente ao mercado de beleza e queremos, cada vez mais, representar uma beleza livre de estereótipos por meio de nossas marcas, campanhas e ações”, explica.
Outra ação do movimento é o compromisso de retirar os termos “normal” e “perfeito” de embalagens, rótulos e comunicações das marcas até 2024. A companhia entende que eles podem contribuir e até reforçar a formulação de padrões estéticos. “Acreditamos muito na potência do movimento e da importância de debatermos e questionarmos os estereótipos de beleza. A retirada fortalece a nossa trajetória acerca da diversidade até aqui e, mais do que isso, aponta o caminho que queremos percorrer em direção ao futuro”, afirma Renata.
Em parceria com a Aliança Sem Estereótipos, o Grupo Boticário começa 2022 promovendo capacitações para todos os colaboradores dos times de comunicação e para a cadeia de fornecedores. O treinamento vai se desdobrar em um guia de boas práticas que será fornecido para os times de comunicação, franqueados e revendedores.
Mulheres (In)visíveis
O Diversa Beleza idealiza a terceira edição do banco de imagens Mulheres (In)Visíveis, que vai retratar a diversidade de tipos de pele, para além dos tons. Texturas e condições, como acne, vitiligo e melasma, terão protagonismo nas imagens.
O projeto será protagonizado por mulheres com peles que retratam parte da diversidade da brasileira. O casting foi selecionado com olhar atento ao fortalecimento de identidade. Criado pela consultoria 65|10, o banco surgiu em 2016 com objetivo de estampar em imagens publicitárias a mulher brasileira que vemos nas ruas. As edições anteriores tiveram como protagonistas e criativas mulheres negras, gordas, lésbicas e trans, além de mulheres acima de 45 anos.
"Oferecer ao universo da comunicação ferramentas para um retrato mais amplo e fiel das mulheres brasileiras é o sonho por trás do Mulheres (In)Visíveis. Chegar à terceira edição do projeto contando com o apoio e força do Grupo Boticário para retratar peles reais é extremamente importante em um momento em que a brasileira está cada vez mais olhando para a relação com a sua pele e buscando ressignificar através dessa relação fatores como raça, idade e saúde", diz Thais Fabris, fundadora do 65|10.
Para clicar a nova edição, o nome selecionado foi o da fotógrafa cearense Karla Brights. A produção é da Silva, produtora nascida e criada nas periferias do Rio de Janeiro, que tem como pilar criar narrativas visuais a partir de um olhar periférico.
O projeto, que fica pronto em março, disponibilizará 50 fotos de mulheres em que a pele aparece como protagonista, em planos amplos e de detalhes. Além de estamparem as futuras campanhas e ações das marcas nas redes sociais, a seleção estará disponível para download.
Campanha
Para fazer o lançamento da linha Instance Algodão e Jasmim, Eudora convocou a influenciadora e modelo plus size Mariana Lobo. O filme é a primeira ação da marca pautada pelo Diversa Beleza.
A campanha mostra que, com a praticidade e o conforto da linha, o momento de autocuidado pode ser um verdadeiro show da pele, trazendo confiança, leveza e harmonia para a rotina de beleza das consumidoras.
Veja o comercial abaixo.