arrow_backVoltar

DM9 + WWF

Campanha inclui filme. Veja

02.09.09

Clique aqui e assista ao filme que integra a campanha criada pela DM9DDB para WWF e que gerou forte polêmica nos EUA por comparar o número de mortos nos atentados do 11 de setembro de 2001, nos EUA, com índice de vítimas fatais do Tsunami de 2005.


A peça impressa da campanha (aqui) atingiu em cheio os norte-americanos, que consideraram a comparação ofensiva e de mau gosto.


O filme apareceu mais tarde. Segundo a Creativity, a agência nega a autoria do comercial. Mas a claquete aparece no começo. O comercial estava também no YouTube, mas foi retirado pela agência.


Além da matéria na NBC (aqui), o caso foi parar no AdAge (aqui), no NYTimes (aqui), no Huffington Post, entre outros veículos.


Agência e WWF enviaram à imprensa comunicado, por meio do qual pedem desculpas às pessoas que se sentiram atingidas pelas peças (aqui).


Embora a WWF Brasil assine o comunicado citado acima, veja texto divulgado pela WWF, nos EUA, dizendo que o condeito foi rejeitado pela entidade e que a campanha nunca deveria ter visto a luz do dia.


The concept was summarily rejected by W.W.F. and should never have seen the light of day. It is an unauthorized use of our logo and we are aggressively pursuing action to have it removed from Web sites where it is being currently featured.


Comentários

Tomás - - Este filme, assim como o anúncio, também deve ter sido criado e produzido por geração espontânea, sem querer. e sem refletir a filosofia da agência.


 

DM9 + WWF

/