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Do México para SP

Agência KTBO investe no Brasil, de olho na AL

04.03.20

Nascida em 2007 na Cidade do México, a agência KTBO abriu oficialmente suas portas em São Paulo neste ano, com equipe de 16 pessoas. Mas já há dois anos e meio o mercado brasileiro recebia seus trabalhos por conta de clientes com atuação na região latino-americana. Com o crescimento de seus negócios, a empresa decidiu que era hora de ter definitivamente uma operação no país.

Posicionada como “digital first”, a KBTO se instalou na capital paulista tendo no portfólio Kellogg's, Mattel e Electronic Arts (EA), no desenvolvimento de estratégias para digital e social. No México, a agência atende anunciantes como Coca-Cola, AB Inbev, YouTube, Waze e Bimbo, grupo que se tornou cliente global. No total, são mais de 40 companhias, atendidas por cerca de 250 funcionários, na sede.

Tivemos sete anos de crescimento sustentável até conquistarmos grandes contratos. E a partir daí entramos em concorrências que demandavam presença no Brasil, como a EA”, conta Armando Ortigosa, CEO e fundador da agência.

Uma das marcas atendidas pela KTBO que teve expansão para além do mercado mexicano foi a Colgate. A agência está em tratativas para que o atendimento seja estendido para o Brasil. A expectativa é de que o negócio seja concretizado. Dentro dos planos estabelecidos para o país em seu primeiro ano de operação oficial, a agência espera chegar em dezembro com equipe formada por 20 a 25 funcionários.

A KTBO atua com Centros de Comando que atendem clientes. São estruturas que contam com profissionais de distintos perfis, como criativos, planejadores e BI. Ortigosa considera que a empresa está sólida nas áreas de criação e estratégia. Os profissionais que a KTBO deve buscar para reforçar seu time são analistas de dados e também profissionais de gestão com expertise em digital.

A operação local tem a liderança de Mário Reys (profissional de planejamento, que já trabalhou na F.biz e TV1), com apoio de Andrea Tornovsky (ex-Ogilvy, YDreams Global, Fábrica e Heads), responsável pelo atendimento e pela área de novos negócios. A liderança criativa é de Maria Lígia Monteiro, que já atuou na AZZA, AG2 e Casa Mar.

Expansão para outros mercados

Na visão de Ortigosa, o Brasil era o lugar correto para se iniciar o projeto de expansão da agência. Depois da sede, a KTBO abriu um escritório em Monterey, região no México que concentra muitas indústrias. Agora, desde janeiro deste ano, o escritório brasileiro está oficialmente em operação.

Na próxima semana, o CEO da empresa estará em Buenos Aires, onde estuda alternativas para estabelecer uma estrutura física (no momento, a agência atua digitalmente na Argentina, quando os projetos de seus clientes também são dirigidos para o mercado local).

Outro futuro escritório deve ser na Colômbia. “Temos três projetos que incluem o mercado colombiano”, diz, que são os mesmos atendidos no Brasil. Ou seja, EA, Kellogg's e Mattel. “Temos buscado crescimento nas contas regionais. Daí, seria importante estabelecer uma estrutura na Colômbia”, reforça.

Na mira também está o mercado hispânico dos Estados Unidos. Mas em primeiro lugar está a América Latina, projeto para o qual o Brasil é essencial. “Estamos investindo pesadamente no país. Nosso objetivo é ganhar novas contas no primeiro semestre, agindo de forma independente da sede”, afirma. Segundo Ortigosa, a proposta da KTBO é entregar soluções de classe mundial, como uma única unidade. “Queremos ir além de projetos de comunicação”, salienta.

Em sua origem, a agência desenvolveu diversos projetos de conteúdo pelos meios digitais. Com a expansão dos clientes, a KTBO ampliou seus serviços. Hoje, eles dizem oferecer inteligência, criatividade e tecnologia, o que pode envolver a participação de parceiros. “Nós desenhamos as estratégias. Se pudermos executá-las, tanto melhor. Mas podemos fechar com parceiros para oferecermos soluções integradas”.

A remuneração não tem fee fixo, mas fees variáveis sobre KPIs de negócios. Se os KPIs forem superados, a agência pode ganhar bônus em cima de resultados.

Origem

A história da KTBO se mistura com a trajetória pessoal de Ortigosa. Músico, ele integra um grupo de “rock independente”, como define, o Chikita Violenta. A empresa surgiu como um projeto paralelo, para atender alguns planos desenhados para a banda. Ela prosseguiu na área musical, com a criação de festivais e com a venda de patrocínios. Aos poucos, o negócio da música foi cedendo espaço a projetos de conteúdo. E assim a KTBO se constituiu em uma agência, que passou a atender variados perfis de clientes, mas sempre com uma base digital.

Perguntado sobre suas influências musicais, Ortigosa diz que admira os grupos Radiohead, Kraftwerk e Sonic Youth, além de apreciar jazz e música clássica. No Brasil, considera Os Mutantes uma grande referência, assim como Caetano Veloso.

Lena Castellón

Do México para SP

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