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CEOS brasileiros avaliam papel do marketing nas empresas
Pesquisa da DOM Strategy Partners detectou que a área de marketing é considerada de "extrema importância" para 93% dos 156 CEOs de empresas de diversos setores econômicos, como varejo, serviços, finanças, telecom e seguros.
Segundo o levantamento, 72% dos executivos apostam no marketing como um dos principais fatores para a companhia ter sucesso junto aos seus diversos públicos.
Entre as práticas consideradas prioritárias para os entrevistados, 82% dos CEOS apontam que potencializar as vendas da empresa é ainda a obrigação primaria do marketing atual. Já 75% consideram que atrair clientes é o papel primordial da área.
Quase metade dos entrevistados aponta que é obrigação do marketing inovar e a comunicação, neste caso, é vista para 39% como a ação mais assertiva para consolidar a marca junto aos seus públicos. Neste ponto, a internet é citada como o meio com maior peso relevante no futuro, para 88% dos líderes.
"O orçamento e as práticas do novo marketing se conectarão cada vez mais com as estratégias corporativas das empresas, sendo mensurados através de medições e cobranças, como qualquer outro organismo estratégico", aponta Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
O marketing se fortalece como função crucial para o sucesso das empresas. Por isso, acionistas e CEOs aumentam suas expectativas sobre sua performance, exigindo da área que entregue as estratégias definidas, gere os resultados pactuados e produza valor. O marketing agora precisa de métricas apropriáveis e executáveis, que comprovem sua eficácia. Sua gestão tenderá a ser cada vez mais baseada em evidências concretas e retornos palpáveis sobre os seus investimentos, avalia o executivo.