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É tempo de mudar seu tempo com o celular

Filme da Vivo alerta sobre excessos

31.03.25

Uma nova campanha da Vivo faz um alerta sobre os excessos que cometemos com nossos smartphones. Com o título de “É tempo de mudar seu tempo com o celular”, o filme propõe uma reflexão sobre as consequências desse hábito e do uso exagerado das redes sociais. A criação é da Africa.

Em post no LinkedIn, Christian Gebara, CEO da Vivo, conta que a marca retrata no novo comercial uma realidade global: jovens imersos em seus celulares, dominados pelo mundo online e vivendo sob a pressão de estarem sempre conectados.

Segundo ele, a trilha sonora da campanha, “Jealousy, jealousy", de Olivia Rodrigo, foi escolhida pela força da letra. Na música, ela diz que quer jogar o celular para o outro lado da sala.

O filme traz uma locução que dá a entender que a personagem, uma jovem, está vivendo um relacionamento abusivo. A voz masculina se intromete em seu cotidiano com perguntas como “Seu trabalho é mais importante do que eu?”.

Na descrição do comercial disponível no YouTube (veja mais abaixo), a mensagem diz: “Você já acorda conectado. Aos poucos trocou o espelho pelo filtro. Passa mais tempo scrollando do que conversando e, de repente, está trocando histórias por stories. Uma simples olhadinha no celular se transformou em horas em frente à tela. O que começou saudável já não é mais e está mais do que na hora de mudar isso”.

Gebara menciona no post um dado alarmante obtido em um levantamento feito pelo hub de pesquisas e insights da empresa, VTrends: 51% das pessoas perdem a noção das horas quando estão conectados em dispositivos móveis. “Com a coragem de uma marca protagonista em trazer discussões necessárias, sempre com o olhar humano, buscamos promover e contribuir para que as pessoas tenham uma relação mais saudável com o celular”, escreveu.

Já o Panorama da Saúde Mental 2024, conduzido pelo Instituto Cactus e pela AtlasIntel, indica que 45% dos jovens brasileiros, entre 15 a 29 anos, relatam que o uso intenso de redes sociais impacta negativamente sua saúde mental, contribuindo para o aumento da ansiedade e depressão.

Em 2015, a Vivo lançou uma campanha que incentivou o debate sobre conexão consciente e o uso do celular. Desenvolvida pela DM9, a ação #UsarBemPegaBem apresentava situações que poderiam se tornar perigosas quando a pessoa estivesse mergulhada no aparelho, como digitar e dirigir.

Há anos ampliamos o diálogo sobre os excessos do uso da tecnologia e reforçamos agora esse movimento tão necessário para que o tempo nas telas não seja mais tóxico”, completou Gebara.

Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo, reforça a necessidade de buscar formas de estabelecer uma relação mais saudável e equilibrada com o celular. "Esta pauta tem uma escala global e intergeracional, e como marca líder e com um olhar humano, acreditamos que é fundamental promover este diálogo”, declarou.

Ficha Técnica – É tempo de mudar

Agência: Africa Creative

CCO: Sergio Gordilho

CO- CCO: Mariana Sá

ECD: Rod Barbosa

Head of Design: Bruno Valença

Diretor Criativo: Diogo Dutra e Thiago Monteiro

Criação: Carlos Schleder, Fabiano Pinel

Campanha e Digital: Julia Miranda, Mayara Sayuri, André Almeida, Bruno Ferreira, Felipe Racca, Tomaz Saavedra, Mateus Martins e Adriano Nuevo

CEO: Márcio Santoro

co-COO: Heloisa Pupim

Atendimento: Rafael Cardoso, Gabriela Meira e Natália Chamadouro

VP Midia: Pedro Eustáquio

Mídia: Jefferson Sales, Tatiana Araujo e Jefferson Mendes

CSO: Ana Kuroki

Planejamento: Anne Corbucci, Victoria Franco e Katiane Souza

VP de Conteúdo: Patricia Colombo

Conteúdo: Aline Botelho e Sacha Brasil

Insights - Inovação e pesquisa criativa: Estevão Meneguzzo, Eduardo Berardinelli, Bea Ribeiro e Mana Black

Culture Lab:

Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Patrícia Melito e Felipe Lopes

Talents: Fernando Alonso e Paola Arnelas

Produtora de Imagem: Don’t Touch My Soda

Direção: Felipe Mansur

Produção Executiva: Maira Massullo e Michelle Lutfy

Atendimento: Nicoli Azevedo e Gabriela Andrade "Garça”

CPO | Landscape: Renata Munaretto

Coordenação de Produção | Landscape: Marina Stacciarini

Assistente Criativa: Mariana Coropos

Direção de Fotografia: Diego Robaldo

Direção de Arte: Andrés Zarza

Produção de Objetos: Mary Mello

Direção de Produção: Lu Oppido

Produtores: Betinho Baeta e Sara Serra

1a Assistente de Direção: Renata Racy

2° Assistente de Direção: Bárbara Silveira

Produção de Locação: Tati Setton

Produção de Elenco: Alice Wolfenson e Neto Avena

Produção de Figurino: Marina Vieira

Beleza: Fabiana Mizukami “Mima”

Making of: Apenas ToniPós produção: Nash

Produção Executiva de Pós Produção: Flávia Gannam

Finalização: Fábio Abreu

Color Grading: Osmar Júnior

Montagem: Rodolpho Ponzio

Produtora de conteúdos digitais: Massai

Coordenação de Pós: Jairo Santos, Patricia Rodrigues

Ass de Coord de Pós: Thais Alves

Atendimento: Betânia Menardi

Finalizadores: Douglas Terciano

Montagem: Anderson Kidd

Colorista: Júnior Xis e Daniel Lopes

Compositores: Eduardo Nascimento

Motion: Mateus de Oliveira

Produtora de Áudio: Antfood Music & Sound Design

Direção Criativa: Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Mago

Produção Executiva: Renato Castro e Christiane Rachel

Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Tiago Mago, Luis Bergmann, Vinicius Nunes e Lucas Baldin

Coordenação de produção: Monique Munhoz e Pablo Mello

Finalização : Bruno Broaska, Fabian Jorge e Pedro Macedo

Aprovação/cliente: Marina Daineze, Juliana Covino, Bianca Formiga, Caroline Sakamoto, Gabriela Leão, Suellen Ferreira.

Clube de Criação 50 Anos

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