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Filme da Vivo alerta sobre excessos
Uma nova campanha da Vivo faz um alerta sobre os excessos que cometemos com nossos smartphones. Com o título de “É tempo de mudar seu tempo com o celular”, o filme propõe uma reflexão sobre as consequências desse hábito e do uso exagerado das redes sociais. A criação é da Africa.
Em post no LinkedIn, Christian Gebara, CEO da Vivo, conta que a marca retrata no novo comercial uma realidade global: jovens imersos em seus celulares, dominados pelo mundo online e vivendo sob a pressão de estarem sempre conectados.
Segundo ele, a trilha sonora da campanha, “Jealousy, jealousy", de Olivia Rodrigo, foi escolhida pela força da letra. Na música, ela diz que quer jogar o celular para o outro lado da sala.
O filme traz uma locução que dá a entender que a personagem, uma jovem, está vivendo um relacionamento abusivo. A voz masculina se intromete em seu cotidiano com perguntas como “Seu trabalho é mais importante do que eu?”.
Na descrição do comercial disponível no YouTube (veja mais abaixo), a mensagem diz: “Você já acorda conectado. Aos poucos trocou o espelho pelo filtro. Passa mais tempo scrollando do que conversando e, de repente, está trocando histórias por stories. Uma simples olhadinha no celular se transformou em horas em frente à tela. O que começou saudável já não é mais e está mais do que na hora de mudar isso”.
Gebara menciona no post um dado alarmante obtido em um levantamento feito pelo hub de pesquisas e insights da empresa, VTrends: 51% das pessoas perdem a noção das horas quando estão conectados em dispositivos móveis. “Com a coragem de uma marca protagonista em trazer discussões necessárias, sempre com o olhar humano, buscamos promover e contribuir para que as pessoas tenham uma relação mais saudável com o celular”, escreveu.
Já o Panorama da Saúde Mental 2024, conduzido pelo Instituto Cactus e pela AtlasIntel, indica que 45% dos jovens brasileiros, entre 15 a 29 anos, relatam que o uso intenso de redes sociais impacta negativamente sua saúde mental, contribuindo para o aumento da ansiedade e depressão.
Em 2015, a Vivo lançou uma campanha que incentivou o debate sobre conexão consciente e o uso do celular. Desenvolvida pela DM9, a ação #UsarBemPegaBem apresentava situações que poderiam se tornar perigosas quando a pessoa estivesse mergulhada no aparelho, como digitar e dirigir.
“Há anos ampliamos o diálogo sobre os excessos do uso da tecnologia e reforçamos agora esse movimento tão necessário para que o tempo nas telas não seja mais tóxico”, completou Gebara.
Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo, reforça a necessidade de buscar formas de estabelecer uma relação mais saudável e equilibrada com o celular. "Esta pauta tem uma escala global e intergeracional, e como marca líder e com um olhar humano, acreditamos que é fundamental promover este diálogo”, declarou.
Ficha Técnica – É tempo de mudar
Agência: Africa Creative
CCO: Sergio Gordilho
CO- CCO: Mariana Sá
ECD: Rod Barbosa
Head of Design: Bruno Valença
Diretor Criativo: Diogo Dutra e Thiago Monteiro
Criação: Carlos Schleder, Fabiano Pinel
Campanha e Digital: Julia Miranda, Mayara Sayuri, André Almeida, Bruno Ferreira, Felipe Racca, Tomaz Saavedra, Mateus Martins e Adriano Nuevo
CEO: Márcio Santoro
co-COO: Heloisa Pupim
Atendimento: Rafael Cardoso, Gabriela Meira e Natália Chamadouro
VP Midia: Pedro Eustáquio
Mídia: Jefferson Sales, Tatiana Araujo e Jefferson Mendes
CSO: Ana Kuroki
Planejamento: Anne Corbucci, Victoria Franco e Katiane Souza
VP de Conteúdo: Patricia Colombo
Conteúdo: Aline Botelho e Sacha Brasil
Insights - Inovação e pesquisa criativa: Estevão Meneguzzo, Eduardo Berardinelli, Bea Ribeiro e Mana Black
Culture Lab:
Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Patrícia Melito e Felipe Lopes
Talents: Fernando Alonso e Paola Arnelas
Produtora de Imagem: Don’t Touch My Soda
Direção: Felipe Mansur
Produção Executiva: Maira Massullo e Michelle Lutfy
Atendimento: Nicoli Azevedo e Gabriela Andrade "Garça”
CPO | Landscape: Renata Munaretto
Coordenação de Produção | Landscape: Marina Stacciarini
Assistente Criativa: Mariana Coropos
Direção de Fotografia: Diego Robaldo
Direção de Arte: Andrés Zarza
Produção de Objetos: Mary Mello
Direção de Produção: Lu Oppido
Produtores: Betinho Baeta e Sara Serra
1a Assistente de Direção: Renata Racy
2° Assistente de Direção: Bárbara Silveira
Produção de Locação: Tati Setton
Produção de Elenco: Alice Wolfenson e Neto Avena
Produção de Figurino: Marina Vieira
Beleza: Fabiana Mizukami “Mima”
Making of: Apenas ToniPós produção: Nash
Produção Executiva de Pós Produção: Flávia Gannam
Finalização: Fábio Abreu
Color Grading: Osmar Júnior
Montagem: Rodolpho Ponzio
Produtora de conteúdos digitais: Massai
Coordenação de Pós: Jairo Santos, Patricia Rodrigues
Ass de Coord de Pós: Thais Alves
Atendimento: Betânia Menardi
Finalizadores: Douglas Terciano
Montagem: Anderson Kidd
Colorista: Júnior Xis e Daniel Lopes
Compositores: Eduardo Nascimento
Motion: Mateus de Oliveira
Produtora de Áudio: Antfood Music & Sound Design
Direção Criativa: Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Mago
Produção Executiva: Renato Castro e Christiane Rachel
Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Tiago Mago, Luis Bergmann, Vinicius Nunes e Lucas Baldin
Coordenação de produção: Monique Munhoz e Pablo Mello
Finalização : Bruno Broaska, Fabian Jorge e Pedro Macedo
Aprovação/cliente: Marina Daineze, Juliana Covino, Bianca Formiga, Caroline Sakamoto, Gabriela Leão, Suellen Ferreira.
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