arrow_backVoltar

Eatkarus

Comercial com garoto que quer voar gera polêmica

23.02.17

O novo comercial do supermercado alemão Edeka, chamado "Eatkarus" e criado pela agência Jung von Matt, gerou polêmica nas redes sociais ao narrar a história de um garotinho que tem o sonho de voar.

O menino vive num lugar em que todos estão acima do peso, porque se alimentam de uma lama cinzenta desprovida de nutrientes. Enquanto isso, o protagonista faz várias tentativas para tentar voar, sem sucesso, ganhando desprezo por seus esforços.

Então, ele vê um pássaro e tem uma epifania. Confira o comercial abaixo e  o que acontece depois.

A assinatura completa: “Eat like the person you want to become”.

"Eatkarus" gerou quase 3 milhões de visualizações no YouTube desde que foi postado, no último dia 14. No Facebook, foram 37 milhões de visualizações e 257 mil reações.

Apesar de ter recebido diversos elogios, o comercial também atraiu críticas de pessoas que ponderaram que a obesidade nem sempre é uma questão de má alimentação.

Na sua defesa, Edeka enviou a seguinte declaração: "Lamentamos se ofendemos alguém com o nosso filme. Esta não era a nossa intenção e definitivamente não queremos discriminar pessoas obesas. Nosso vídeo é puramente fictício e exagera deliberadamente. Nosso objetivo era aumentar a consciência para uma dieta saudável e equilibrada. Com este tipo de exagero, só queríamos mostrar o quanto a vida cotidiana está cheia de fast food e junk food. Nossa mensagem vai para todos os tipos de pessoas, não importa seu tamanho e peso."

Leia a matéria da Adweek na íntegra aqui.

Ficha Técnica:

Brand: Edeka
Agency: Jung von Matt
Production: Tempomedia
Director: Alex Feil

Eatkarus

/