arrow_backVoltar

El Ojo 2014

Brand content na tv paga: a experiência da Turner

21.11.14


Luciana Rodrigues, vp de Innovations da Turner Broadcasting Latin America, Angela Bassichetti e Sebastián Ghionni, diretores de criação da empresa, ministraram palestra no El Ojo de Iberoamerica 2014 para dividir com a audiência o modelo de trabalho adotado pela programadora para permitir que anunciantes marquem presença em seus canais por meio de formatos que vão além do comercial de 30 segundos.



Aliás, foi perguntando se os comerciais de 30 segundos vão desaparecer do mapa que Luciana iniciou sua apresentação, que foi, durante todo o tempo, acompanhada por intervenções de vídeos bem-humorados, que traziam trechos de séries exibidas pelos canais da empresa, mas com dublagem em espanhol que brincava, exemplificava ou reforçava o que os três palestrantes diziam.



Luciana afirmou que não, os comerciais de 30 segundos não vão desaparecer, contudo, sublinhou que as marcas têm hoje que enfrentar a concorrência das demais telas e que precisam encontrar caminhos para despertar a atenção do consumidor de forma fluida, orgânica e criativa, E esta seria a proposta da equipe que a executiva montou na programadora: propiciar um encontro sem tropeços entre audiência e marcas, diluindo o gap que se abre quando a programação é cortada por um break.



Ghionni defendeu que o mais importante é criar vínculos por meio de boas histórias e bom conteúdo, gerando engajamento e ajudando na construção das marcas, seja inserindo uma marca dentro de uma série já existente, seja construindo um produto audiovisual inédito para determinado anunciante..



Angela falou sobre as policies que um canal como o Cartoon, focado no público infantil, tem, que não são poucas, mas exemplificou com um projeto de Dove, destinado a meninas de oito ano, com o intuito de elevar sua autoestima, que há um caminho bem-sucedido.  No promo de Dove, princesas diferentes aparecem, em meio a uma locução que ensina que existem tipos distintos de princesas mas que não importa como são, pequenas, grandes, magrinhas, gordinhas, ruivas, morenas. O que importa é que nenhuma menina deixe de ser princesa por ser de forma diferente da outra. E a assinatura sublinhava: não deixe que sua princesa adormeça.



Angela também destacou o espaço tomado pelas redes sociais no atual cenário da comunicação, dizendo que, apesar delas serem consideradas 'ladras' de audiência, é sempre bom lembrar que a tv é a maior fonte de alimentação das 'social conversations'  e que tópicos ligados a programas estão em geral em destaque entre os 'mais, mais' do dia. O que acaba acontecendo, então, é que muitas pessoas que estão nas redes e fora da tv acabam ligando o aparelho para acompanhar o que está em destaque nas redes. Esse fenômeno se chama 'mutual drive'. Assim sendo, se as redes 'roubam', também devolvem audiência e o desafio é fazer as marcas integrarem as 'social conversations' para surfarem nessa onda. Uma das dicas é sempre fazer uso, em posts, de hashtags.


El Ojo 2014

/