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Africa é a Agência do Ano; Sergio Gordilho, o Criativo
Na 20ª edição do festival El Ojo de Iberoamérica, que se encerrou na noite desta sexta-feira, 10, a grande vencedora foi a Africa, escolhida Agência do Ano. É a décima agência brasileira a conquistar esse título. A AlmapBBDO fez dobradinha em 2016 e 2015 e levou o prêmio em outras cinco vezes (leia mais aqui).
A escolha de Agência do Ano faz parte da premiação Desempenho de Iberoamérica, quando se conhecem mais seis títulos especiais. O Criativo do Ano de 2017 é Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa. Veja mais abaixo os demais ganhadores.
Mais um GP para o Brasil
Ao todo, o Brasil amealhou 151 prêmios, sendo 7 GPs. Ficou um atrás do desempenho de 2014. O último Grande Prêmio conquistado pelo país no El Ojo foi para Melhor Ideia Latina Para o Mundo, que foi para o case “The refugee nation”, criado pela Ogilvy Nova York com as produtoras Asteroide (filme) e Canja (som), para a Anistia Internacional. O GP foi para o Brasil exatamente porque teve criação compartilhada com empresas latinas. Ou melhor, com as duas produtoras brasileiras.
Em metais, o resultado do país ficou assim ao término do festival: 36 Ouros, 55 Pratas e 53 Bronzes.
Confira no final deste texto todos os GPs anunciados nesta sexta-feira.
Sergio Gordilho: “A Africa quer atrair gente”
O Clubeonline conversou com Sergio para falar das conquistas deste ano. “Por mais títulos que possa ter conquistado na carreira, este é um dos poucos que personifica o trabalho. Isso é até injusto. Porque o trabalho envolve muita gente. Esse prêmio representa muita gente”, afirmou. Ele observou que a agência talvez tenha sido a que mais levou troféus com projetos variados. Sem ter feito as contas ainda, Sergio estima que foram entre sete e oito ideias diferentes.
Sobre a Africa, ele disse que a agência tem procurado ser um elemento transformador nesta indústria em transformação. “Temos de fazer o melhor uso de data para criar, temos de compreender fatos da sociedade. Isso gera uma série de assuntos”, analisou. Sergio acrescentou que a Africa é uma geradora de líderes criativos, citando Joanna Monteiro, Eco Moliterno e Ricardo John. “Não basta ser criativo. É preciso ter olhar para o negócio do cliente, para o lucro”.
Na visão de Sergio, criativos são “feitos para voar”. Eles se movem por desafios. Então, sentem a necessidade de mudar de agência. A questão para ele não é reter talentos, e sim formá-los e atraí-los. “A Almap sempre atraiu muita gente. A DM9 também, mais no passado. E a DPZ é mais uma agência que tinha isso. A Africa quer atrair gente. Temos de trabalhar o dobro para conquistar talentos porque sabemos que vamos perder. Não temos de colocar grades na gaiola. Temos de oferecer um monte de alpiste”.
O Criativo do Ano de 2017 revelou que, assim que soube que o título é seu, tratou de ligar para outro brasileiro campeão na categoria: Luiz Sanches, diretor-geral de criação da AlmapBBDO, de quem é amigo. Disse, em tom de brincadeira, que era bom haver outro nome para receber o prêmio. Luiz Sanches foi escolhido como melhor criativo em 2016, 2015 (junto com Marcello Serpa) e 2012. Serpa, por sua vez, é o super campeão nessa área. Foi nove vezes Criativo do Ano. Em seguida está Sanches.
DESEMPENHO DE IBEROAMÉRICA
Agência do Ano – Africa
Criativo do Ano – Sergio Gordilho (Africa)
Rede do Ano – DDB
Anunciante do Ano – Netflix
Produtora do Ano – Primo/PBA Cinema
Diretor de Cena do Ano – Nico Perez Veiga
Agência Independente do Ano – We Believers (EUA)
GPs anunciados na última noite do festival
FILME - “Culo y Calzón” - Mercado McCann (Argentina) - La Doble A – Tyc Sports Argentina
GRÁFICA - “Burning Stores” (campanha) - David Miami - Burger King USA
VIA PÚBLICA – Não houve ganhador.
RÁDIO – “Dia de la Madre” (campanha) – McCann Espanha - Campofrio Espanha/Jamón Navidul
CAMPANHAS INTEGRADAS - Não houve ganhador.
CONTEÚDO – “Cuánto más allá del dinero” - MRM/McCann Madrid-Espanha - Banco Santander Espanha/Cuenta Smart 1|2|3
EFICÁCIA - Não houve ganhador.
TERCER OJO – “Google home of the Whopper” - David Miami – Caviar - Burger King
MELHOR IDEIA LATINA PARA O MUNDO - “The refugee nation” - Ogilvy Nova York/ Asteroide/ Canja - Anistia Internacional