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Ilca Sierra (Via Varejo) e Lica Bueno (Suno)
No Dia Internacional da Mulher, o Clubeonline abre um espaço para a troca de experiências, ideias, dúvidas e reflexões sobre a mulher no mercado de comunicação.
Para isso, montamos duplas formadas por profissionais que nunca trabalharam juntas antes. A experiência visa mostrar o que evoluímos e discutir para onde vamos. Afinal, se tomarmos como base que a mulher “chegou lá”, o que vem a seguir?
O mais importante nesta proposta é a troca entre as profissionais convidadas. Para isso, elas tiveram liberdade de estabelecer três perguntas para sua “dupla”. E responderam às três encaminhadas por ela.
Abrimos a série, que se estenderá por esta semana, com Ilca Sierra, diretora de marketing multicanal e marca da Via Varejo, e Lica Bueno, sócia e CSO da Suno.
Ilca Sierra
Diretora de marketing multicanal e marca da Via Varejo, Ilca está há pouco mais de um ano na companhia. Ela foi responsável por campanhas de destaque, incluindo duas para Black Fridays, reformulou uma das marcas mais tradicionais do varejo, Casas Bahia, tornando-a mais digital, inclusiva, diversa e sustentável.
Ilca também fez nascer o CB, antigo Bahianinho, que acompanhou a evolução da marca e agora é um influenciador.
Ela é ex-Magazine Luiza, onde ficou por quase dez anos, também como diretora de marketing multicanal. A executiva atuou também em empresas como GPA e Pernambucanas.
As questões enviadas por Lica Bueno e respondidas por Ilca Sierra são as seguintes:
Lica - Você tem mais de 20 anos de experiência no varejo, mercado massivamente masculino por muito tempo. Como foi sua trajetória até atingir a posição de destaque que ocupa hoje? Quais as mudanças mais significativas que você enxerga no seu mercado hoje versus quando você começou, em relação à equidade de gênero?
ILCA - Eu comecei muito cedo no varejo, no marketing. Desde cedo, tive muita sorte em encontrar pelo meu caminho grandes professores e professoras. Especificamente as professoras sempre me ensinaram duas coisas bem fundamentais. Uma delas é saber cuidar da equipe em primeiro lugar, sempre. A segunda é que a mulher tem de aprender a pegar seu lugar na mesa. Então, percebo que o mercado vem buscando essa transformação, esse equilíbrio, um caminho que certamente não tem mais volta.
Lica - Você é uma líder feminina em uma grande empresa. Quais suas principais atitudes e iniciativas para aumentar o número de mulheres na liderança, tanto no seu time quanto na empresa?
ILCA - A Via Varejo é uma empresa imensa e muito diversa. Valorizamos a diversidade em toda a sua dimensão. Seguimos o caminho do diálogo, da reflexão, da inclusão, da empatia e, acima de tudo, do respeito. O que nos move em direção a uma empresa cada vez mais inclusiva é garantir a participação plena de toda a sua diversidade. Assim, temos o compromisso de promover a inclusão e a integração total de cada um dos nossos times, dando condições para que todos desenvolvam seus talentos. Temos, inclusive, nossos grupos de afinidade para conversas, debates e para promover iniciativas de melhoria para o dia a dia na companhia. No próximo dia 17/03, celebraremos o Grupo de Gênero, que vai promover os assuntos relacionados à equidade e à igualdade entre homens e mulheres, em suas várias dimensões.
Lica - Na pandemia, o e-commerce cresceu de forma ainda mais acelerada e muitos negócios se viram obrigados a desenvolver suas plataformas de venda online de um dia para o outro. Dada toda sua experiência em aceleração digital, quais seriam os principais pontos que estas empresas deveriam focar para acelerarem essa expertise?
ILCA - Além da estrutura tecnológica, a experiência de compra do consumidor como um todo precisa ser valorizada. Por isso, vejo como fundamentais o investimento em pesquisas, benchmarking e tendências que dão suporte para entender o consumidor, aperfeiçoar e aprimorar a operação, entregando a melhor experiência de compra. Em meio a este cenário de relevância em diferentes canais, é importante estarmos atentos, oferecendo ao cliente o que ele deseja e na forma como quer comprar.