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Facebook avalia proibição de anúncios políticos
A eleição geral dos EUA, com definição do novo presidente, será em 03 de novembro e o Facebook avalia se proibirá anúncios políticos na rede dias antes do pleito. A proposta, segundo a Bloomberg, está sendo considerada como forma de evitar a propagação de conteúdo enganoso relacionado ao tema.
Grupos de direitos civis têm se mobilizado exigindo que o Facebook adote medidas mais eficazes para evitar o discurso de ódio e a disseminação de fake news. A restrição de campanhas políticas poderia ajudar a combater esses problemas, já que a polarização deve se intensificar às vésperas da votação.
Por outro lado, proibir os anúncios poderia impedir campanhas de informação dos candidatos e de incentivo à votação (nos EUA o voto não é obrigatório). A rede nos EUA não comentou o assunto. No Reino Unido, a veiculação de campanhas políticas no Facebook é suspensa dias antes de eleições.
Publicidade política nas plataformas digitais tem suscitado debates no mundo. O Twitter decidiu banir anúncios desse teor, mas mantém os baseados em causa – que tocam em assuntos debatidos por políticos, como sustentabilidade. Em 2016, a campanha de Trump foi acusada de operar com agentes russos para influenciar os eleitores, como a multiplicação de posts difamatórios no Facebook.