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Mercado publicitário deve crescer dois dígitos, no Brasil e no mundo
O mercado publicitário global deverá crescer 14% em 2021, maior taxa já registrada para mídia em geral, movimentando US$ 657 bilhões (US$ 78 bilhões adicionais em investimentos) durante o ano, segundo novo relatório da Magna, da rede IPG Mediabrands.
A perspectiva de incremento de dois dígitos para este ano segue uma retração global na publicidade de 2,5% em 2020. A expectativa para 2022 é a de que se mantenha o crescimento, embora um pouco mais lento, com +7%.
No Brasil, o mercado publicitário deve ter um incremento percentual ainda maior que a média global: 15,2% em 2021, de acordo com a Magna, depois de uma queda de 6,8% em 2020. Para 2022, a previsão é de +6,9% no país.
Para América Latina em geral, que viu os investimentos publicitários caírem 11,5% em 2020, a expectativa é de crescimento de 14,8% em 2021 e de 5,8% no próximo ano.
Na análise da Magna, globalmente, a melhora no setor é reflexo da recuperação econômica global, com grande impulso de setores como automotivo, viagens, entretenimento e restaurantes, que foram muito afetados com a pandemia e que estão retomando investimentos este ano.
A previsão da Magna cita ainda como fator que deverá impulsionar o mercado o retorno de grandes eventos esportivos internacionais, como a Olimpíada de Tóquio e o Campeonato Europeu de Futebol.
Os formatos digitais vão captar a maior parte da fatia, US$ 419 bilhões, o equivalente a 64% do total dos investimentos em mídia globalmente. Em 2022, o segmento será responsável por dois terços de todas as vendas de publicidade.
"Como a recuperação econômica é mais forte e mais rápida do que o previsto em vários dos maiores mercados de publicidade do mundo (EUA, Reino Unido e China, em particular) e o consumo acelera, as marcas precisam se reconectar com os consumidores", observa Vincent Létang, vice-presidente executivo de pesquisa de mercado global da Magna e autor do relatório.
A pesquisa da Magna é baseada nas receitas de publicidade dos proprietários de mídia, por meio da análise de relatórios financeiros e dados coletados de organizações de mídia.
Receita de publicidade global (novas previsões de crescimento):
KEY MARKETS 2020 2021 2022
WORLD -2.6% 13.5% 6.6%
NORTH AMERICA 0.2% 14.9% 7.9%
LATIN AMERICA -11.5% 14.8% 5.8%
WESTERN EUROPE -5.0% 12.4% 5.9%
CENTRAL & -3.4% 11.6% 5.1%
EASTERN EUROPE
EMEA -5.0% 12.0% 5.9%
APAC -3.3% 12.8% 5.5%
AUSTRALIA -5.1% 11.4% 2.9%
BRAZIL -6.8% 15.2% 6.9%
CANADA -5.8% 11.4% 5.7%
CHINA 2.6% 16.1% 5.9%
FRANCE -6.0% 13.1% 7.2%
GERMANY -3.7% 10.9% 5.0%
INDIA -22.8% 11.0% 13.6%
ITALY -10.4% 7.7% 4.0%
JAPAN -6.0% 8.8% 4.9%
RUSSIA -1.8% 11.6% 4.9%
SPAIN -10.7% 15.2% 7.5%
UNITED KINGDOM -2.6% 16.8% 8.0%
USA (EXCL. CE) -1.7% 17.4% 6.5%
USA (INCL. CE) 0.5% 15.1% 8.0%
Fonte: Magna, junho 2021