arrow_backVoltar

Em 2023

Investimento em mídia cresce 10,4%, segundo Cenp-Meios

20.03.24

Em 2023, os investimentos em mídia tiveram um crescimento de 10,4%, de acordo com o Cenp-Meios, movimentando R$ 23,4 bilhões, em comparação a R$ 21,2 bilhões em 2022. Participaram do novo levantamento 336 agências versus 326 em 2022 (veja os quadros nas imagens acima).

No primeiro semestre de 2023, já havia sido registrado um incremento de 10% nos investimentos em mídia, em relação ao mesmo período do ano anterior, leia aqui.

O relatório indica que a internet, com 38,2% de participação no ano passado, registra um share muito próximo ao da TV aberta, que mantém a liderança, com 39,6% - mas com tendência de queda: em 2022, a participação do meio foi de 41,7%, em 2021 de 45,4% e, em 2020, de 51,9%.

Já o meio digital vem numa crescente participação, passando de 33,5% de market share em 2021 para 35,7% em 2022 e chegando a 38,2% em 2023.

A mídia out of home ficou com 10,8% de participação no ano de 2023, aumentando o share registrado nos seis primeiros meses de 2023, de 9,2%. Em 2022, o meio registrou 10,2% de share.

Na avaliação do Cenp, 2023 foi um ano de retomada dos investimentos, depois dos impactos causados pela pandemia, uma vez que, em 2022, apesar da Copa do Mundo e Eleições, que geram incremento atípico no mercado publicitário, o crescimento total foi de 7,6% no ano, três pontos percentuais a menos do que o aumento atual.

Leia anterior, sobre o crescimento dos investimentos em mídia no primeiro semestre de 2023, aqui.

Em 2023

/