arrow_backVoltar

Em 2024

Cenp-Meios: investimento em mídia cresce 12,17%

25.03.25

Com investimentos em mídia na ordem de R$ 26,3 bilhões no Brasil em 2024, o mercado publicitário teve um crescimento de 12,17% em comparação com o ano anterior - período que já havia registrado um avanço de 10,4% (leia aqui).

Os dados são do Cenp-Meios, do Cenp (Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário). Participaram do novo levantamento 339 agências (veja os quadros nas imagens acima), em comparação com as 336 em 2023.

Na avaliação do Cenp-Meios, entre os fatores que contribuíram para alavancar o crescimento dos investimentos publicitários quase quatro vezes mais que a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) estão a chegada de novos anunciantes estrangeiros (como as montadoras de automóveis chinesas), os Jogos Olímpicos de Paris e o fato de 2024 ter sido um ano eleitoral. Black Friday e Natal também colaboraram para o resultado positivo.

O meio televisão - que une TV aberta e TV paga - respondeu por 42,4% de participação no bolo publicitário no ano passado. O relatório anterior (referente a 2023) ainda separava TV aberta - que mantinha a liderança de share entre as mídias, com 39,6%.

Em seguida, aparece a internet com participação de 39,8% em 2024, praticamente o mesmo patamar de share do ano anterior, quando registrou 39,6%.

A mídia out of home subiu de 10,8% de participação para 11,8% no ano passado. Em 2022, o share do meio estava em 10,2%, o que confirma um viés de crescimento para OOH no Brasil.

As veiculações nacionais responderam por 68,2% do total investido em 2024. A região Sudeste concentrou 19,6%, seguida pelo Nordeste (4,6%), Sul (3,6%), Centro-Oeste (2,8%) e Norte (1,1%).

Clube de Criação 50 Anos

Em 2024

/