arrow_backVoltar

Em São Paulo

Espaços de Oficinas Culturais podem mudar de foco

20.03.24

Na tarde desta quarta-feira (20), em São Paulo, houve um ato de protesto, em frente ao Theatro Municipal de São Paulo, contra a ameaça de fechamento da Oficina Cultural Oswald de Andrade, um marco que fica no bairro do Bom Retiro, coordena mais de duas mil atividades e recebe mais de 100 mil usuários por ano. Antigamente, era chamada de Oficina Três Rios, porque fica em rua homônima.

"A secretária de Estado da Cultura, Marília Marton, decidiu cancelar o edital de Chamamento da Oficina Oswald de Andrade. Os funcionários do centro cultural já estariam cumprindo aviso prévio, o que indicaria fechamento próximo da unidade. Antes disso, o plano da Secretaria já previa uma única atividade no espaço no primeiro quadrimestre de 2024", informa o site Farofafá.

A revista Bravo questionou a Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo sobre o cancelamento do edital e a explicação foi que o programa Oficinas Culturais está "passando por uma reformulação" e que será "substituído por uma iniciativa mais abrangente, com foco no desenvolvimento profissional, geração de renda e empregabilidade, por meio de cursos livres".

"O objetivo é atender à alta demanda por qualificação de mão de obra, especialmente fora do eixo capital/região metropolitana, e impulsionar e promover a economia e a indústria criativa. É importante ressaltar que o espaço onde as Oficinas acontecem é uma propriedade do Estado e, além de abrigar a São Paulo Companhia de Dança, será o epicentro do novo programa, que será lançado em breve”, contou a Secretaria.

Artistas e coletivos, como Teatro Oficina Uzyna Uzona, Monica Salmaso e a Cia do Tijolo, estão se posicionando contra o fechamento das Oficinas Culturais do Estado nas redes sociais.

O contrato com a ONG Poiésis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, responsável pela administração, nos últimos anos, das atividades em diversos espaços culturais, incluindo aquelas realizadas na Oswald de Andrade, termina no dia 30 de abril. A entidade também é responsável por iniciativas na Oficina Cultural Juan Serrano, na zona Norte, e na Oficina Alfredo Volpi, na zona Leste.

Com Farofafá e Bravo.

Em São Paulo

/