Emergência climática

Brigadistas da Chapada dos Veadeiros precisam de apoio

10.09.24

Cerca de 10 mil hectares da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, já foram destruídos pelo incêndio. A informação é do ICMBio, órgão ambiental que responde pelas unidades de conservação do governo federal. O fogo começou no dia 05 e até o momento não se sabe o que o originou. Para combater as chamas, duas aeronaves estão no apoio. Um helicóptero também foi disponibilizado. Mas o relevo geográfico acidentado da região dificulta o acesso aéreo. O trabalho dos brigadistas é fundamental. São cerca de 60 atuando na linha de frente.

O incêndio deve consumir ainda mais a vegetação da Chapada, o que acontece às vésperas do Dia Nacional do Cerrado, que se celebra nesta quarta-feira, 11 (leia aqui sobre campanha da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza que visa ajudar a conscientizar a população sobre a importância das brigadas voluntárias para prevenir e combater os incêndios). O clima deverá continuar extremamente seco nos próximos dias, tornando a situação ainda mais complexa para o combate.

Brigadistas têm utilizado as redes sociais para alertar a população local sobre o risco de novos focos e para chamar a atenção de forma ampla à questão climática. A Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante (Brivac) – que atua em uma das áreas da Chapada – avisa que a temperatura estará muito alta na próxima semana e pede para que as pessoas não permitam que “vizinhos ou conhecidos coloquem fogo no Cerrado”.

Nossos brigadista estão trabalhando incansavelmente para extinguir esse incêndio”, disse Nayara Stacheski, chefe do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros (PNCV). Ao Clubeonline, ela afirmou que apoios financeiros ou com outros tipos de recursos podem ser feitos para as brigadas voluntárias. O ICMBio, por ser uma instituição pública, não pode receber doações diretas.

No início do mês, o Clubeonline destacou algumas brigadas voluntárias que estão pedindo ajuda. Voltamos a colocar aqui os perfis de alguns desses grupos e outros mais:  @brigadasaojorge,  @redecontrafogo , @b.v.a.cs, @caminhodosveadeiros @associacaoveadeiros.

Área de visitação não foi atingida

A Parquetur, concessionária que faz a gestão do uso público do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, esclarece que o incêndio ocorre em uma região “que não afeta nem coloca em risco a área de visitação do parque”. Em nota encaminhada ao Clubeonline, ela afirmou que essa parte da unidade de conservação está funcionando normalmente na cidade de São Jorge, um dos acessos ao PNCV.

A Parquetur reforça que é importante que as visitações ao entorno continuem a ocorrer, para não gerar impactos negativos ao mercado turístico local.

Para você não esquecer: vem aí o Festival do Clube de Criação com um lineup incrível. Os ingressos já estão disponíveis. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. O atual lote, com desconto, é limitado. Portanto, garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes (aqui). Nos vemos no Memorial da América Latina nos dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br. Até lá.

Dúvidas, sugestões, palpites, comentários? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881.

Emergência climática