arrow_backVoltar

Entre

85% das vagas de programa da Publicis é para mulheres negras

21.03.22

Com o objetivo de promover a equidade de gênero no departamento de criação, a Publicis Brasil receberá inscrições (aqui), a partir do dia 25, para a quarta edição do programa Entre, curso gratuito que tem a missão de capacitar, desenvolver e incluir profissionais mulheres que pretendem atuar na área criativa.

Este ano, o programa, que terá cerca de três meses de duração, conta com a parceria da consultoria Carreira Preta 85% das 30 vagas serão destinadas a pessoas que se identifiquem pelo gênero feminino e que se autodeclaram negras. As outras serão voltadas a quem se identifica pelo gênero feminino que se autodeclara branca ou amarela. Serão selecionadas 30 mulheres para participar da iniciativa.

Para se inscrever, é necessário ter a partir de 18 anos, estar cursando ou ser graduada em cursos de publicidade, jornalismo ou áreas correlatas, com ou sem experiência na área criativa.

Podem se candidatar também pessoas com ensino médio completo e que possuem experiência prévia na criação, direção de arte, redação ou produção de conteúdo digital para mídias sociais ou trabalho voluntário relacionado.

As aulas serão oferecidas principalmente por profissionais da própria Publicis.

"O que está por trás do 'Entre' é o nosso 'incomodismo', não ficamos acomodados. Um dos valores relacionados ao programa é a representatividade. Nós acreditamos na representatividade como valor não só porque somos uma empresa cidadã, mas sabemos que ter profissionais diversos é um diferencial de negócios. Teremos insights melhores, uma textura de ideias melhor, além de mais profundidade nas discussões", observa Eduardo Lorenzi, CEO do Publicis Groupe.

Segundo o executivo, a participação de mulheres na criação na Publicis Brasil era de 21%, quando o projeto Entre foi lançado, em 2018 (leia aqui). Atualmente, 52,7% das profissionais da área são do sexo feminino, sendo que entre as lideranças no departamento criativo, o percentual é de 43%. No total dos profissionais da agência, 61% são mulheres e, se considerados os líderes de todas as áreas, 63%.

Os dados em relação à raça indicam que ainda há um caminho a ser percorrido: mulheres negras representam 33% do total dos colaboradores da agência, 25% das lideranças e 24% dos profissionais na área de criação.

Domenico Massareto, CCO da Publicis e idealizador do Entre, que ao longo dessa três edições formou 90 mulheres - dez das quais foram admitidas na agência e muitas outras conquistaram posições em outros players do mercado -, destaca que pessoas iguais, que pensam de maneira semelhante não chegam em ideias diferentes. "Criatividade precisa de oxigenação de ideias e repertórios", pontua. "O projeto tem visão de longo prazo – essas mulheres ocupando a criação vão impactar o mercado por décadas", acrescenta.

Outra novidade da edição deste ano são as trilhas de desenvolvimento para as participantes. A trilha técnica contará com quatro módulos, sobre o mercado de agências, a carreira criativa, as ferramentas, e um desafio prático que responde a um briefing trazido pelos professores.

Também haverá a trilha de Carreira Consciente, um workshops sobre gestão de carreira com metodologia da Carreira Preta, bem como a proposta de oferecer networking às participantes.

As candidatas inscritas passarão por uma triagem para análise de adequação ao perfil do programa. Depois, enviarão um vídeo com uma apresentação e participarão de um painel com os líderes da Publicis.

As aulas começarão em maio de 2022. A maioria será online, mas, de acordo com as diretrizes das organizações de saúde, há a possibilidade de aulas presenciais, na cidade de São Paulo.

"Ao fim do curso, temos grande expectativa em contratar as alunas na Publicis. Todas estarão preparadas e qualificadas para o mercado e poderão entrar em outras agências e empresas", ressalta Cíntia Pessoa, diretora de Recursos Humanos da Publicis.

"Proporcionalidade nas equipes é sobrevivência para o nosso negócio. O Entre abre as portas para mulheres com histórias e contextos únicos, que têm muito a acrescentar para o mercado e o mundo", ressalta Dani Ribeiro, diretora-executiva de criação da Publicis.

A edição de 2022 do Entre também conta com parceria com a plataforma de educação Clube Share, que irá oferecer assinaturas de um ano para todas as participantes da 4ª edição do Entre, além de apoio da O2 e da S de Samba.

Entre

/