Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Fotógrafo Jacques Dequeker cria projeto com avatares
Famoso fotógrafo no segmento da moda e no mercado de luxo, Jacques Dequeker está com um projeto para empresas interessadas no metaverso, mas que desejam ir além de avatares com características gamer. O DQK3R M3T4 Studio une sua expertise do mundo real à computação gráfica por meio da fotografia, do styling (produção de moda) e da criação de cenários.
As lentes de Dequeker já fizeram registros de nomes como Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio, Anitta, Ashton Kutcher, Rita Ora e Adam Levine e suas fotos estamparam diversas capas de revistas de moda, de brasileiras a internacionais. Agora, por meio do DQK3R M3T4 Studio, artistas, fotógrafos, personalidades e criadores digitais podem ter avatares desenvolvidos com uma estética fashion.
O estúdio está desenvolvendo alguns trabalhos, mas eles ainda não podem ser revelados porque o objetivo é causar surpresas. E o projeto demanda tempo para ser concluído. Porém um deles já foi finalizado: para o Espírito Bird, um marketplace de luxo, que apresenta sua primeira campanha de beleza com modelos avatares (leia abaixo).
Criação
A equipe do DQK3R M3T4 parte da ideia de uma loja onde existem manequins em branco para a criação de uma boneca do mundo real onde tudo é aplicado no metaverso. O diferencial é a junção de estética, técnica e o conhecimento em fotografia pelo olhar de Dequeker. As modelos são elaboradas a partir de uma forma neutra em 3D. São definidos os tons da pele, a cor dos olhos, os traços do rosto e o desenho do corpo. Depois, vem a parte do make. Nessa fase, podem entrar colaboradores como Max Weber, um dos beauty artists mais conhecidos do país.
Um stylist também entra no projeto e prepara todo o lado da moda. As roupas são construídas especialmente para cada trabalho. Os cenários em 3D são comprados prontos. A luz e a câmera fazem parte da bagagem de Dequeker.
Elementos como iluminação, acting (forma de se mover e posar), styling, maquiagem e cabelo fazem a diferença, ressalta o fotógrafo. “Os programadores que não têm cultura de moda têm dificuldade em trazer esta linguagem ao metaverso”, explica.
Conexões artísticas
Como o estúdio começou? “A ideia nasceu dos inúmeros pedidos que surgiram nos últimos meses. É um novo formato de comunicação, depois do longo período em que ficamos em casa. É um projeto que possibilita dar valor a estas conexões artísticas, em um universo digital, que possibilita o desenvolvimento de criadores emergentes em todos os segmentos”, diz Dequeler.
Segundo ele, o novo projeto será potencializado nos próximos anos no mercado brasileiro porque marcas e influenciadores vão desejar, cada vez mais, explorar o universo de avatares. Dequeker avalia que as redes sociais foram uma espécie de “treino” para este momento. “As pessoas já se sentem à vontade para apresentar suas rotinas do dia, mostrar um novo look ou um penteado, editando a forma como são vistas. O uso dos filtros só intensificou essa vontade de modificar sua própria imagem em questão de segundos”.
Os fotógrafos Irving Penn, Helmut Newton e Richard Avedon e o artista Salvador Dalí, que são inspiração de seu trabalho, também o influenciam em seu novo projeto. “Quero fazer meus bonecos com estética de Avedon e Newton. Hoje, o metaverso está habitado por figuras infantis do mundo gamer e há um nicho de oportunidade para explorar com marcas de luxo, moda e beleza, que querem levar para o metaverso o mesmo cuidado estético que possuem no mundo real”, reforça.
The new beauty
O Espírito Bird resolveu recorrer à nova iniciativa de Dequeker para lançar uma campanha que comunique as novidades do marketplace pela linguagem do metaverso. “The New Beauty” traz avatares e photo shoots desenvolvidos pelo DQK3R M3T4 com um olhar de luxo.
São dois modelos virtuais: Raven e Paloma. Eles são o marco para a entrada da companhia nesse universo. Com o projeto, o Espírito Bird apresenta seus artigos de beleza em uma experiência virtual que conecta os clientes diretamente aos produtos do e-commerce. A campanha faz um passeio por um novo conceito que aplica produtos de make reais nas imagens criadas digitalmente.
"Acreditamos que o varejo de luxo está sendo definido pela reinvenção da experiência do consumidor. Somos uma empresa que busca integrar o digital e a tecnologia com foco na ampliação da experiência do consumidor de marcas premium. Nosso foco é imaginar novas possibilidades para um mercado que está mudando e ajudar nossos clientes a irem se familiarizando com o metaverso”, conta Ian Charles Bird, fundador do Espírito Bird.
A campanha é uma criação da Trends Project e tem direção de Rapha Mendonça, CEO e diretor criativo da agência. O desenvolvimento é do estúdio DQK3R M3T4. A experiência imersiva tem aplicações de cores e texturas reais de maquiagem e conta com a participação de Max Weber.
De acordo com Dequeker, a luz e o enquadramento foram o fio condutor para a criação dos avatares, sendo utilizados os mesmos elementos que ele usaria no mundo físico, o que possibilita realismo às cenas. "A minha ideia é sempre trazer profissionais de diversas áreas, e de forma colaborativa para cada criação”, salienta. Ele e Weber trabalharam lado a lado, testando os produtos reais e colando as texturas correspondentes nas makes e peles.
Rapha Mendonça acrescenta que os avatares da campanha “The New Beauty” reforçam o DNA de alegria, cultura, diversão e evolução constante do Espírito Bird. Para isso, foram alinhadas as características de personagens de games com a vida real. “Trazemos personagens fortes e únicos, que serão um guia virtual para os produtos que fazem parte do portfólio da marca”.
A campanha pode ser vista nos perfis do Espirito Bird no Instagram e no Facebook.