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Filme da Globo pela Consciência Negra destaca poder do afeto
A Globo lançou programação especial e campanha dirigida para o Dia da Consciência Negra, celebrado no domingo, 20 de novembro. O filme, que foi ao ar na data, foi pensado e desenvolvido internamente, com a colaboração de contadores de história negros e negras da área de Entretenimento e de Marca e Comunicação da empresa.
A estratégia da Globo está centrada no posicionamento “Eu sou porque nós somos”, que destaca a força da coletividade. Sobre a programação preparada para marcar a data, releia aqui.
A campanha fala do poder do afeto e traz imagens de eventos e programas dos diferentes canais da Globo, passando por jornalismo, esporte, arte, dramaturgia e shows. O filme (veja abaixo) tem veiculação para todo o ecossistema Globo: TV aberta, canais por assinatura e redes sociais.
Na locução e em cenas da peça estão profissionais como Paulo Vieira, Aline Midlej, Stephanie Ribeiro, João Luiz Pedrosa, Kenya Sade, Larissa Luz, Ryancarlos de Oliveira, Jennifer Nascimento, Karine Alves, Paulo Lins, Samuel Minervino, Luiz Teixeira, Lilian Ribeiro, Manoel Soares, Taís Araujo e Maju Coutinho.
Ao resgatar a máxima da filosofia Ubuntu, o filme retrata a importância das referências positivas de pessoas negras na infância como forma de potencializar seu desenvolvimento. Também mostra como a presença negra é a concretização dos sonhos dos ancestrais dessa população, que compõe a maior parte dos brasileiros.
Segundo a Globo, a comunicação simboliza um curso fundamental que vem trilhando na valorização da diversidade e inclusão, que se consolidou com a divulgação de seus compromissos ESG, assumidos neste ano. Faz parte dessa trajetória a organização de eventos proprietários como o “Negritudes 22”, que reuniu mais de 200 pessoas em São Paulo em junho passado.
Como parte desse processo, a empresa lançou, em 2021, uma estratégia corporativa de diversidade e dos grupos de afinidade, que já teve como resultado a contratação de 35% de mulheres e 23% de negros e negras para cargos de liderança.
Ficha Técnica:
Diretor de Marca e Comunicação: Manuel Falcão
Diretor de criação: Ricardo Moyano
Direção de Marketing e operações: Mariana Novaes
Gerência de Criação: Mônica Puga
Coordenação de Criação: Daniel Develly
Conceito: Aída Barros, Dimas Novais, Fabricio Antenor, Felipe Sá, Katiucha Watuze, Mariani Ferreira, Paulo Lins
Redatora: Natascha Oliveira
Editoras: Karla Barbosa e Stephanie Britsch
Designer: Julia Custodio
Coordenação de atendimento: Sandro Machado
Analista de atendimento: Bruno Ferraz