arrow_backVoltar

Ex-Snapchat

Empresa muda nome para Snap e lança óculos para fazer vídeo

26.09.16

O nome Google Glass rondou a mente de diversas pessoas quando o Snapchat anunciou duas grandes novidades no sábado 24. Primeiro foi a mudança de nome da empresa. Agora a companhia criada por Evan Spiegel se chama Snap. A segunda novidade foi o Spetacles, os óculos que gravam e fazem foto e que eram motivo de rumores nos bastidores do mundo da tecnologia havia algum tempo.

Como a empresa informa, Spetacles são óculos escuros e coloridos (preto, azul e coral) que estão equipados com uma câmera que pode ser conectada à internet via Bluetooth ou wi-fi. O Snap afirma que eles criaram uma das menores câmeras wireless do mundo. O wearable, que custará US$ 130, tem capacidade de durar um dia inteiro, com uma única carga. Eles revelam ainda que o vídeo preenche a tela de qualquer device, capturando a perspectiva humana com um grau de visão de 115º.

Para fazer fotos e vídeos, basta tocar a parte superior dos óculos. Vídeos em formato circular (para imitar a percepção do olho) serão gravados por dez segundos. Depois, o usuário poderá acionar de novo o acessório para fazer mais vídeos. Luzes internas e externas vão sinalizar de que está sendo feita uma gravação. Segundo o site da CNBC, o conteúdo poderá ser mantido no acessório caso o celular não esteja à mão.

Na comparação com o Google Glass, a CNBC assinala dois pontos positivos para o Spetacles. Ele é mais barato. E está mais para GoPro do que para um pequeno computador nos óculos. Ainda não há data prevista para vendas, embora a empresa tenha anunciado que os acessórios estarão no mercado em breve.

Diversão e Wall Street

Sobre o novo nome, o próprio Spiegel esclareceu a decisão. Nos comunicados à imprensa disponíveis no site oficial, o CEO lembrou que há cinco anos ele e Bobby Murphy (que investiu no negócio) começaram a trabalhar no Picaboo, o aplicativo que acabaria se tornando o Snapchat. Naquela época, ainda nos primórdios da empresa, eles discutiram o que deveria ser o nome da companhia. Ficou decidido que seria Snapchat Inc porque o aplicativo era a única coisa que tinham.  “Agora que estamos desenvolvendo outros produtos, como o Spetacles, nós precisávamos de um nome que fosse além de um único item”, afirmou. Mas sem perder a familiaridade e o ar de diversão característico da marca.

Desse modo, descreveu, saiu o “chat” e a empresa virou Snap Inc. “A mudança de nome também traz outro benefício: quando você procurar por nossos produtos será mais fácil buscar informações relevantes em vez de encontrar informações chatas ou análise financeira da empresa. Você pode buscar Snapchat ou Spetacles nos assuntos divertidos e deixar Snap Inc para o povo de Wall Street”, brincou Spiegel.

Detalhe que a empresa já havia lançado no mercado itens como bandeja de gelo, fantasminhas de pano, baralho, mochila e uma toalha de praia. Wearable, por enquanto, apenas um.

Publicidade no Brasil

Enquanto isso, por aqui, o Snap procura se aproximar do mercado anunciante. Na semana passada, fez um primeiro movimento ao se encontrar com criativos das agências. Agora, prepara uma nova apresentação para os mídias. O passo seguinte será um encontro com anunciantes no dia 20 de outubro.

Leia mais aqui: Snapchat no Brasil

 

Ex-Snapchat

/