Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
NatGeo e Vice investigam conflitos sociais, em série
O canal de TV paga National Geographic apresenta no Brasil a série “Explorer Investigation”, produção original da Vice que busca abordar conflitos sociais que fazem parte da vida dos jovens em países da América Latina, por meio do jornalismo investigativo.
O primeiro episódio, "Em Nome de Deus" (assista abaixo) foi lançado nas plataformas digitais do Nat Geo na sexta-feira (07). Os 14 capítulos da atração serão transmitidos primeiramente pela internet, tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina, e somente depois chegam à TV.
Seis episódios foram rodados no Brasil, com apresentação do jornalista Wellington Amorim, responsável pelo coletivo cultural Raízes,
voltado para a produção audiovisual independente e comunitária, e pela editora da Vice Brasil Débora Lopes.
A série procura explorar os temas apresentando histórias pessoais, contadas a partir do ponto de vista de seus protagonistas. Cada episódio segue um narrador enquanto analisa ângulos diferentes de cada questão.
Entre as questões abordadas estão os crimes de ódio contra as pessoas da comunidade LGBTQIA+, a crescente intolerância religiosa, o assassinato de jovens negros, cyberbullying, ocupações e o movimento de imigração venezuelana.
Trata-se da primeira produção da Vice para a National Geographic e o primeiro grande esforço regional conjunto da Vice na América Latina. Ao todo, participaram os escritórios do Brasil, México, Argentina e Colômbia, e as gravações aconteceram também na Venezuela e no Paraguai.
Sob o ponto de vista dos jovens dos outros países da América Latina, os episódios abordam temas como a luta pela legalização da maconha para fins medicinais na América do Sul, violência contra jornalistas no México, poluição da água, como o caso do Riachuelo em Buenos Aires, a acumulação de plástico no Oceano Atlântico no Chile, o aumento de assassinatos de líderes sociais na Colômbia, o debate sobre a legalização do aborto na região e a crise migratória causada pelas políticas da administração de Donald Trump.
Na telinha, a série vai ao ar todas às segundas-feiras, às 22h45, no National Geographic.