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Empresa cria logo e se diferencia do app
Quinze anos atrás, o Facebook era um único aplicativo: a rede social que todos conhecemos. Agora há mais produtos na empresa. Além do Facebook propriamente dito, há ainda Messenger, Instagram, WhatsApp, Oculus, Workplace, Portal e Calibra.
Por isso, a identidade visual da companhia foi atualizada por uma equipe do próprio Facebook. O objetivo é diferenciar a empresa do aplicativo, que mantém sua marca.
Segundo Antonio Lucio, diretor de marketing do Facebook, a nova imagem foi desenvolvida para tornar mais evidente essa distinção. A nova marca usa letras maiúsculas e tipografia personalizadas para que a diferenciação seja notada.
“Começamos a falar com mais clareza sobre os produtos e os serviços que fazem parte do Facebook anos atrás, quando a empresa começou a apoiar produtos como Oculus, Workplace e Portal”, disse Lucio, em post no blog da companhia. “A mudança na marca é uma maneira de comunicar melhor nossa estrutura de propriedades às pessoas e aos negócios que usam nossos serviços para se conectar, compartilhar, criar comunidades e crescer suas audiências”, acrescentou.
Nas próximas semanas, a nova marca corporativa será utilizada em produtos e em materiais de marketing, o que inclui um novo site da empresa.
O processo criativo
Para atualizar a identidade visual da empresa, a equipe do Facebook estabeleceu um processo criativo e colaborativo para entender as necessidades da companhia, prototipar e rapidamente iterar. O time ouviu funcionários e trabalhou com designers de toda a empresa para garantir que a nova marca funcione para produto, para hardware, para o marketing e para espaços físicos.
Três foram os elementos que pesaram no design do projeto: clareza (a marca tem de simplificar e construir o entendimento), empatia (o sistema tem de respeitar o contexto e o ambiente) e criando espaço (design que apóia as pessoas e suas histórias).
Para ler mais sobre esse trabalho, clique aqui (em inglês).