arrow_backVoltar

Fake news

Indústria da desinformação gera cerca de US$ 2,6 bi em publicidade

23.08.21

Sites criados para vender desinformação estão colhendo bilhões em receita anual de publicidade de marcas importantes, segundo pesquisa da NewsGuard e da Comscore, empresas que ajudam as marcas a colocar peças publicitárias em ambientes online seguros.

O estudo revela que a indústria da desinformação gera cerca de US$ 2,6 bilhões em receita de publicidade estimada, graças a plataformas de publicidade programática.

A maioria vem dos EUA, onde anunciantes involuntários estão colocando US$ 1,6 bilhão em peças em sites de fake news, como Children's Health Defense, NaturalNews.com, TheGatewayPundit.com e DavidIcke.com, que publicaram informações incorretas sobre a Covid-19.

No Reino Unido, o estudo estima que os anunciantes gastem US$ 152 milhões em sites de desinformação, enquanto na Europa esse valor é de US$ 475 milhões.

Marcas importantes, incluindo Pepsi, Starbucks, Verizon, Marriott e a Comcast, dona de empresas de mídia, tiveram peças incluídas em sites de desinformação.

Leia a matéria da Campaign na íntegra, aqui.

Fake news

/