arrow_backVoltar

Resistência e preservação

Tucum usa banners para conexão com artistas indígenas

22.11.24

A Tucum, plataforma voltada à valorização da cultura indígena, apresenta banners que convidam o público a conversar com uma cuia, uma máscara, um colar e com outras peças, que trazem frases como "fale com a cuia". A pessoa que clica é direcionada a uma sala no Google Meet, onde pode interagir ao vivo com o indígena autor daquele trabalho. São artistas do território Xingu e de outras etnias, como Asurini e Waurá.

Criada pela Felicidade Collective, a comunicação pretende construir uma ponte entre o público e os artistas indígenas. Cada obra representa um símbolo de resistência cultural.

A ação busca destacar a autenticidade e o verdadeiro valor por trás da arte indígena, frequentemente copiada pela indústria”, ressalta Tomás Correa, CCO da Felicidade Collective. “A ideia é transformar a mídia em uma experiência real e profunda. Queríamos que cada interação fosse um mergulho no universo desses artistas, onde cada peça de arte e cada conversa traz uma história de resistência, identidade e preservação. É um projeto que honra as culturas indígenas e a importância de seus guardiões na manutenção da floresta em pé”, completa.

A iniciativa pretende destacar ainda o compromisso da Tucum - que apoia mais de 2,4 mil artesãs e artesãos de 86 povos originários e comunidades tradicionais da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica - com a preservação das tradições e do meio ambiente.

 

Resistência e preservação

/