arrow_backVoltar

FAO

Índice de preço dos alimentos cai 4,3%, globalmente

06.04.20

Os preços dos alimentos caíram globalmente 4,3% no mês de março em comparação com fevereiro, segundo o Índice de Preços dos Alimentos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), devido em grande parte pelas contrações de demanda, por conta da pandemia de coronavírus.

"A queda de preços é motivada em grande parte por fatores de demanda, não por oferta, e os fatores de demanda são influenciados por perspectivas econômicas cada vez mais deterioradas", declarou, em comunicado, o economista sênior da FAO, Abdolreza Abbassian.

O preço do açúcar teve a maior queda, de 19,1%, em relação ao mês anterior, por conta da que de consumo fora de casa e menor demanda por produtores de etanol em virtude da queda nos preços do petróleo.

O índice de preço do óleo vegetal caiu 12% em um mês, principalmente em virtude dos menores preços do óleo de palma, associados à queda nos preços do óleo mineral bruto e das incertezas sobre o impacto da pandemia nos mercados de óleo vegetal em todo o mundo.

O preço do leite caiu 3%, pressionado pelas cotações declinantes e pelas interrupções nas cadeias de suprimentos de laticínios, destinadas a controlar a propagação da Covid-19. Já o índice de preços dos cereais da FAO em março caiu 1,9% em relação a fevereiro e o da carne, 0,6%.

FAO

/