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Itaú comemora centenário e renova identidade visual
Para abrir as comemorações por seu centenário, o Itaú Unibanco apresenta nova expressão de marca e o conceito institucional "Feito de Futuro".
Segundo a instituição financeira, trata-se de um convite para que as pessoas reflitam "sobre o tempo, legado e longevidade".
“Temos promovido uma intensa agenda de transformação no nosso negócio e na forma de entregar mais valor. Chegou o momento da nossa marca refletir tudo isso”, defende o diretor de marketing Eduardo Tracanella.
Para o desenvolvimento do novo sistema de identidade visual, que pretende renovar não apenas a marca institucional, mas a expressão de todos os segmentos e perfis do banco, foram necessários 22 meses de trabalho, mais de 70 estudos de cores, cerca de 100 estudos tipográficos e outros de logotipia.
O trabalho é assinado pelo time interno de branding do Itaú, em parceria com especialistas. O esforço contou com a consultoria da norte-americana Pentagram, que aliás este ano esteve no Festival do Clube de Criação, sob a liderança do designer Michael Bierut. Já Fabio Haag trouxe para o projeto sua perspectiva em relação à tipografia.
Em nova paleta cromática, a cor laranja tem ainda mais protagonismo, tons de azul se associam aos segmentos Uniclass e Personnalité e tons escuros ficam para o Itaú BBA e Private.
Em tupi-guarani, Itaú significa "pedra preta". Sob essa perspectiva, o símbolo que representa a pedra foi "lapidado", de acordo com a empresa, apresentando-se em uma "forma mais orgânica e fluida".
“Nossa essência foi construída ao longo de décadas e com o brilhantismo de nomes como Aloízio Magalhães, nos anos 1960; Francesc Petit, que introduziu a pedra ao logo do Itaú e o laranja na identidade, nos anos 1970; e Alexandre Wollner, que destacou o laranja em nossas agências, nos anos 1980, e sistematizou a marca com consistência e escala. Eles permaneceram como inspirações para que a marca se tornasse mais humanizada, orgânica e contemporânea”, observa Clayton Caetano, superintendente de design do Itaú.
O novo posicionamento "Feito de Futuro" foi criado em parceria com a Africa Creative e a Galeria. “Ser feito de futuro é ter capacidade de perpassar os tempos e permanecer relevante, se reinventando. Esse movimento é um convite para que todos se inspirem e valorizem o tempo, a longevidade e o legado que cada um constrói em suas vidas”, comenta Thaiza Akemi, superintendente de marketing.
Ficha Técnica:
Título: UAU
Agência: Africa
Anunciante: Itaú
Produto: Institucional
CCO: Sérgio Gordilho
ECD: Alexandre Peralta
Head de Design: Bruno Valença
DC: Renato Jardim
Criação: Bruno Valença, Renato Jardim, Cortez Pereira, Diego Viana, Lucas Lago, Bryan Grunauer, Caio Verçosa e Laura Gabriella Carvalho
Atendimento: Renato Broggin, Stephanie Barbatto, Isadora Charbel, Marina Buzzi Fontes
Mídia: Pedro Eustachio, Haroldo Paro, Rodrigo Rodrigues, Henrique Arakaki, Fabio Vannucci, Milena Oliveira, Nicole Cardoso, Jonathan Victor dos Santos.
Planejamento: Ana Paula Kuroki, Pedro Fernandes, Guilherme Godinho, Victória Franco.
Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Mariana Hermeto, Gabriela Ferrer.
Edição de Imagem: Alexandre Barreto, Vitor Araujo,
Motion: Anderson Moreira e Bryan Grunauer
Produtora de Som: EVIL TWIN MUSIC
Aprovação cliente: Eduardo Tracanella, Thaiza Akemi, Clayton Caetano, Julia Resende, Caroline Pintarelli, Pedro Smith, Paula Pazikas, Caroline Paluan, André Scaciota, Raul Santahelena, Lucas Mayer.