arrow_backVoltar

Festival Clube 2024

12ª edição abraça 'todas as bandeiras'

12.10.24

Abraçar todas as bandeiras, de todos os cantos do Brasil, com suas especificidades, riquezas culturais e pluralidades criativas é a proposta da 12ª edição do Festival do Clube de Criação.

O evento traz à baila desde importantes debates ligados diretamente à indústria criativa a temas sociais urgentes que ajudam a construir um repertório ainda mais consciente, cidadão e humanizado. Ao mesmo tempo que reconhecem e celebram a particularidade de cada indivíduo e suas vivências e experiências, os temas e as discussões nos painéis valorizam, essencialmente, a coletividade e a importância de cada região brasileira como força motriz de nossa identidade criativa.

Cada tijolinho milimetricamente colocado pela curadoria nesta construção, realizada ao longo de mais de cinco meses, procura trazer perspectivas e olhares diversos de cerca de 200 convidados, em 50 painéis, que acontecem simultaneamente em três salas de conteúdo: auditório Simon Bolívar, Congressistas e Clube Lab.

As discussões prometem provocar, questionar, emocionar e, sobretudo, plantar aquela semente de impulso transformador que é inerente à criatividade, em mesas que - à esteira de uma das piores secas da história e inúmeras outras tragédias naturais -, vão ao âmago da realidade atual, como em “Ciência, valorização do planeta Terra e o entendimento de que a vida é algo extremamente raro”, “Emergência climática: doses extraordinárias de água, fogo, frio, calor. O que ainda pode ser feito para reequilibrar o planeta?”, com a participação do físico e astrônomo Marcelo Gleiser, e em “Como o mercado de comunicação pode ajudar a combater os extremos climáticos e a onda anti-ESG”.

Ou em debates que colocam, sem medo, uma lupa em questões espinhosas mais focadas na indústria publicitária e audiovisual, como "Ganhar ou perder uma conta. O que faz e o que não faz isso acontecer?", “Quanto custa ao mercado desconhecer ou falhar no processo criativo?” e “A produção audiovisual brasileira e a Diversidade, Equidade e Inclusão”.

Enfim, do papo sobre reposicionamento de Salvador como capital cultural (e tech) do Brasil ao debate sobre por que o talento brasileiro está tão espalhado pelo mundo, o Festival capta a dinâmica da efervescência criativa, com o cuidado de juntar a multiplicidade de olhares e experiências que compõem a economia criativa. Confira a programação completa aqui.

Na abertura do evento, no Auditório Simón Bolívar, três dos copresidentes do Clube de Criação - Carla Cancellara, vice-presidente de criação da Fbiz; Epaminondas Paulino, diretor associado de criação da Galeria; e Romero Cavalcanti, diretor de criação da EnergyBBDO; ao lado de Laís Prado, curadora do Festival do Clube de Criação, ofereceram ao público um “aperitivo” das inúmeras atrações do evento este ano.

Laís começou agradecendo a presença e o carinho do público e o “privilégio” de realizar a curadoria do Festival do Clube há 12 anos. A jornalista destacou que, apesar de neste ano a Sala da Criatividade não estar disponível para mesas, já que o local abriga atualmente uma exposição permanente, a 12ª edição tem praticamente o mesmo número de convidados do ano passado, com cerca de 50 painéis. “Vamos prestigiar o conteúdo, participar das mesas. Muitos desses profissionais viajaram de outros estados do Brasil, de fora, para compartilhar conhecimento. É uma riquiza enorme. Por isso faço esse apelo, participem das palestras”, conclamou.

A curadora lembrou ao público de que, caso não seja possível entrar para acompanhar algum dos painéis na Sala dos Congressistas, que sempre tem grande procura, na Sala Papaki será reproduzido o conteúdo. Laís também destacou que, este ano, o Festival tem o Selo Verde, uma vez que está apagando suas pegadas de carbono (leia aqui). Pegando carona no assunto, a curadora aproveitou para destacar algumas mesas sobre emergência climática do Festival, ponderando que este tema urgente já é abordado há mais de 10 anos no evento.

Já Epaminondas Paulino trouxe algumas das realizações da diretoria do Clube neste ano de mandato. Uma delas é a inclusão da Categoria Regional no Anuário do Clube (leia aqui). “Muitos de nós vêm de fora do eixo Rio-São Paulo e sabemos as práticas em outros estados, de fazer muito com pouco. Premiamos muito tempo o mercado nacional, agora também iremos premiar e celebrar regionalmente”, declarou.

A inauguração da Categoria Regional este ano fundamenta a campanha publicitária do Festival, de levantar as bandeiras de todos os estados. Paulino agradeceu à Soko, Pródigo e AudioInk pelo desenvolvimento da comunicação e identidade visual (leia e assista aqui).

O copresidente lembrou ainda que este ano estreia a premiação para a Agência do Ano do Anuário, que irá premiar a agência que mais pontuou. Além disso, será revelado um ranking de agências.

Romero Cavalcanti, por sua vez, destacou que o festival, que está em sua 12ª edição, celebra e alimenta a criatividade e que, desde que nasceu, o evento “ampliou o papel do Clube de não só registrar trabalhos de destaque, mas também para ser agente fomentador da criatividade. Nós, que participamos da economia criativa, devemos muito ao Clube”.

Sobre as realizações neste primeiro ano de mandato coletivo, Cavalcanti ressaltou o Portfólio Night, evento focado em profissionais pretos e que foi realizado na AQKA para “construir pontes – é uma coisa importante abrir nossos trabalhos na gestão do Clube com esse evento mirando no futuro da entidade, encorajando mais gente para participar, agregando outras visões para contribuir com o trabalho criativo”.

Cavalcanti também salientou sobre três movimentos importantes no júri do Anuário este ano: todos os presidentes foram profissionais pretos, nenhum membro da diretoria fez parte dos júris e a inclusão de clientes para compor o corpo de jurados.

Por fim, o copresidente lembrou que, em 2025, o Clube de Criação completa 50 anos. “É uma imensa responsabilidade e uma honra. Teremos um Festival muito especial no ano que vem, uma experiência única para celebrar esses 50 anos e convidamos você para participar desse momento com a gente”, disse Cavalcanti.

Carla Cancellara iniciou sua fala agradecendo os patrocinadores, que tornam possível a realização do evento e convocou o público para participar das ativações das empresas que apoiam o Festival.

A copresidente também trouxe uma reflexão sobre senso de pertencimento. “Ser um coletivo, desde o começo, é a nossa proposta. O Clube não é da diretoria, dos patrocinadores, o Clube é nosso, pontuou. “O Clube vive com essas ações que a gente faz ao longo do ano - tornar-se sócio, comprar Anuário, conversar nas agências, buscar patrocínio... - é muito importante todo mundo ter esse sentimento, de ajudar o Clube a ser cada vez maior, apontando a direção da criatividade, com mais iniciativas. O Clube vai ser do tamanho que a gente quiser”, afirmou Carla.

Valéria Campos

Espie aqui a programação do Festival do Clube 2024.

Patrocínio Premium (ordem alfabética): GloboGrupo PapakiRecôncavo Company.

Patrocínio Master: Santeria.

Patrocínio (ordem alfabética): Barry Company, Boiler Filmes, Café Royal, Halley Sound, Heineken, Jamute, Landscape, Lew’Lara\TBWA, Love Pictures Company, Modernista, Mr. Pink Music, MugShot, MyMama Entertainment, Nós – Inteligência e inovação social, O2, Paranoid, Piloto, Purpple, União Brasileira de Compositores, TikTok, Unblock Coffee e We.

Apoio (ordem alfabética): Artmont, Antfood, Audioink, Bici Desagência, Canal markket, Canja Audio Culture, Carbono Sound Lab, Chucky Jason, Ellah Filmes, Estúdio Origem, Fuzzr, Grupo Dale!, Mercuria, Monkey-land, Pachamama, Pródigo Filmes, Punch Audio, Sailor Studio, Soko (Droga5 São Paulo), Sondery, Tribbo, UOL, Vox Haus, Warriors VFX.

Sem estas empresas, NÃO haveria Festival.

Serviço:

12º Festival do Clube de Criação - 12 e 13 de outubro - sábado e domingo - das 8h30 às 22h

Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.

Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda

Acesso pelo Metrô Barra Funda

Estacionamento no local

@ClubedeCriacao no Insta

Facebook Clube de Criação 

LinkedIn do Clube de Criação

#festidaldoclubedecriacao

Festival Clube 2024

/