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Patrocínio cresceu 30%; festa começa nesta 6ª
Uma das festas populares mais conhecidas do Brasil, o Festival de Parintins começa nesta sexta-feira, 30, e segue até o domingo, 2. O evento, que teve uma pausa de dois anos em razão da pandemia, voltou a ser realizado em 2022. Nesta edição, a 56ª, o patrocínio cresceu 30% em relação ao ano anterior.
Conhecido também como Ópera Amazônica, o Festival de Parintins acontece em um grande teatro a céu aberto, o Bumbódromo. O nome do evento vem do lugar onde a festa ocorre: a ilha de Parintins, distante 420 quilômetros de Manaus. Ele se baseia em uma rivalidade surgida há quase cem anos, quando dois grandes grupos – os bois – começaram a representar o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi do Maranhão. No Amazonas, a festa incorporou lendas e rituais das etnias indígenas e da cultura popular da região.
Neste ano, o público poderá contemplar os seguintes temas: o Boi Caprichoso (azul) com "O Brado do Povo Guerreiro" e o Boi Garantido (vermelho) com "Garantido Por Toda Vida".
Entre as empresas presentes no festival estão de volta duas antigas patrocinadoras: Correios e Vivo (após cinco anos fora do Bumbódromo). Já o Assaí faz sua estreia. Entre as companhias que estão na festa há mais tempo estão O Boticário (quatro edições), Brahma (nove), Bradesco (20) e Coca-Cola (28).
Outras marcas que patrocinam o evento são InfoStore, Tec Toy, Pixbet, Samel, Bemol, Eneva. São apoiadoras Lupo e Nivea.
O governo do Amazonas, realizador do festival, conta ainda com a parceria do Ministério do Turismo. Há 20 anos a área comercial e gestão executiva do projeto incentivado estão a cargo da Maná Produções, que responde também pelos licenciamentos de marcas e parcerias.
Ações
A Vivo preparou uma campanha com foco em OOH e PDVs, que traz as cores do Garantido e Caprichoso, além de referências da cultura amazônica e ao festival. A empresa contará com a influenciadora e apresentadora Vivian Amorim para amplificar a participação da marca com foco nas redes sociais. Os canais digitais da Vivo e do Vivo Cultura também estarão com conteúdos especiais sobre a festa.
O Bradesco, por sua vez, irá distribuir os chamados batecos com a marca do banco estampada no bastão, nas cores dos bois. O artefato inflável é usado para compor as coreografias das torcidas, além de funcionar como recordação da experiência.
Já Brahma lançou latas e garrafas com identidades ligadas ao Caprichoso e ao Garantido. As duas versões especiais já estão disponíveis em Parintins e Manaus. O design das embalagens tem a assinatura de Ronan Marinho, artista local convidado pela marca para criar o rótulo.
As apoiadoras também se "vestiram" do festival. Lupo montou uma coleção temática, personalizando peças de acordo com os bois. A Nivea lançou produtos voltados às cores de cada bumbá.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) se juntam à Coca-Cola para promover, pelo segundo ano, a campanha “Recicla Galera”. O objetivo é tornar o festival mais sustentável.