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Festival do CCSP 2013

Quando a criatividade fala mais alto que o dinheiro (2 making of)

24.09.13


A apresentação de dois processos de making of no finzinho do Festival do CCSP 2013 lembrou como muitas vezes a grande ideia pode se materializar quase que "na marra". Eduardo Battiston, diretor de criação da AgênciaClick, e René Sampaio, da Fulano Filmes, apresentaram a construção do case “Notícias Populares - Faroeste Cabloco”, criado para divulgar o filme inspirado na música de Renato Russo. Já Fernando Nobre, VP de Criação da Borghi/Lowe, e Ian Ruschel, diretor de cena da produtora Stink, contaram como surgiu o case da "Bovinização", do Festival do CCSP 2013. Os dois trabalhos têm um ponto em comum: envolveram pouco dinheiro e muita criatividade.



René Sampaio, o diretor do longa “Faroeste Caboclo”, contou que chegou à AgênciaClick depois de ser surpreendido por outro case da agência: o #vemseanpenn (aqui), que ajudou a romper preconceitos e a promover o filme "Colegas", protagonizado por artistas com síndrome de down. “A nossa grande dificuldade era saber como reproduzir esse sucesso”, revelou Battiston. Foi entre as exibições do filme para os criativos da agência que foi levantada a semelhança entre os temas abordados na história e os que enchiam as páginas do extinto jornal "Notícias Populares": sangue, morte, traição, drogas...



A partir daí, a equipe da AgênciaClick entrou em contato com o Grupo Folha, que tem os direitos da marca NP, e apresentou a proposta da ressurreição do jornal. Para levar o projeto a cabo, foram chamados o ex-editor-chefe do jornal, repórteres e um fotógrafo. Eles transformaram a história em notícias, seguindo a linguagem jornalística bem peculiar do NP (saiba mais e veja o making of da ação aqui). A própria equipe da agência complementou outros espaços da última edição do jornal, que teve tiragem de 300 mil exemplares e circulou encartada à Folha de S.Paulo. “Não me lembro de outro filme nacional com um lançamento como esse. Nós mudamos um paradigma”, avalia René. “Faroeste Caboclo” alcançou mais de 1,5 milhão de espectadores nos cinemas.



Já o case da "Bovinização" nasceu a partir da ideia de mostrar que o Festival do CCSP é sobre inovação, ideias de maneira geral, e não apenas publicidade. Com o briefing em mãos, Fernando Nobre e Fabio Brigido (também da Borghi) criaram um manifesto sobre os riscos de seguir a boiada. “Quando vi o texto achei bizarramente bom. E longo”, contou Ian Ruschel, diretor de cena encarregado de transformá-lo em uma obra audiovisual.



A partir daí, esse material foi na medida do possível enxugado e a equipe se lançou na tarefa de recriar literalmente um universo em que a falta de criatividade levaria à bovinização de todos. “Seria o fim do mundo, algo apocalíptico”, comentou Ian. E é exatamente essa a essência do filme: um ambiente caótico, com rastros de violência, destruição total. “Para mim, há uma referência muito forte do ‘Eu Sou a Lenda’ (filme pós-apocalíptico de suspense com Will Smith)”, completou Nobre. Para assistir ao filme, clique aqui.



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