Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Experiência real X digital (Matt Eastwood)
A experiência virtual pode substituir a real? Estamos preparados para criar experiências visando a geração Millenium? Se tivéssemos de lançar hoje as agências, elas seriam formatadas da mesma maneira? Essas foram algumas das questões levantadas pelo Worldwide Chief Creative Officer da JWT, Matt Eastwood, durante a palestra Experience, realizada no segundo dia do Festival do CCSP 2014.
Eastwood lembrou o impacto de assistir ao vivo uma apresentação da Orquestra Firlamônica de Nova York, no Central Park, e destacou o quão vivenciar aquela experiência o fez ter vontade de reverberar o momento nas redes sociais. Mas eu poderia sentir o mesmo se vivesse essa experiência virtualmente? Eu tweetaria da mesma forma? Seria o mesmo?, questionou.
Para fazer um contraponto entre a experiência física e a virtual de forma mais latente, Matt apresentou dois cases criados pela DDB NY, quando ele ainda estava na agência (o executivo assumiu a liderança criativa global da JWT em julho deste ano). Ambos os trabalhos foram realizados para o NYC Ballet.
O primeiro deles, 'Les Ballet de Faile, que por sinal tem os brasileiros Rodrigo de Castro e João Unzer na ficha técnica, é baseado em uma experiência real e teve como objetivo atrair os jovens para conhecer o trabalho da companhia de dança. Por meio de uma parceria com a dupla de street art Faile, o acervo do NYC Ballet foi transformado em peças contemporâneas e extremamente desejadas por esse target. Quem comprava um ticket levava um cubo que ajudava a compor uma grande obra de arte. Resultados: foram levados para casa mais de 5 mil blocos de arte original; os ingressos se esgotaram em sete minutos; e a média de idade na noite do evento baixou de 56 para 31.
O Segundo case, que representa a experiência virtual é intitulado New Beginnings, e também tem os dois brasileiros na ficha. Trata-se de um tributo à Nova York e à sua resiliência. Lembrando com delicadeza os atentados de 11 de setembro de 2001, a homenagem foi feita no amanhecer do dia 12 de setembro de 2013, como um olhar para o futuro.
O vídeo captado no topo do World Trade Center, em Lower Manhattan, logo se viralizou, tornando-se o conteúdo mais compartilhado do NYC Ballet até hoje
.Um trabalho foi desenhado para ser vivido pessoalmente e o outro. virtualmente. E, sim, a segunda experiência foi maior, atingiu mais gente, comparou Eastwood, "mas nem por isso o impacto da primeira pode ser considerado pouco relevante".
Ele finalizou deixando no ar uma frase de David Rockwell, em seu livro Spetacle: A experiência de uma comunidade virtual desaparece diante da experiência física de um espetáculo, para que cada um lesse e a colocasse em xeque, ou não.
Serviço:
Festival do Clube de Criação de São Paulo
Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sábado, domingo e segunda-feira)
Onde: Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, em São Paulo
Dúvidas: 55 11 3030-9322
ccsp@ccsp.com.br
www.festivaldoccsp.com.br