Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Sérgio Valente e o teto da Globo
Um dia, pouco depois de assumir como diretor de comunicação da Globo, Sergio Valente entrou em um dos prédios da empresa, olhou para o teto e reparou como ele era feio. Subiu em uma mesa e começou a escavá-lo, abrindo espaço para um concreto estilo nova-iorquino. Em seguida, pediu para que todo mundo que estava por ali fizesse o mesmo. Um vídeo de segurança denunciando a cena logo parou nas mãos de Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo, que perguntou no ato: E você acha que contratei o Sergio Valente para quê?.
A história indica a disposição que existe hoje na maior rede de televisão do Brasil para a transformação. A Globo é uma empresa comprometida com a mudança. Eu não sou causa, sou consequência, disse Valente, em uma das palestras que fecharam o primeiro dia do Festival do CCSP, na Cinemateca, em São Paulo, abarrotada de gente.
Para um auditório sedento, o executivo revelou alguns dos desafios que enfrenta hoje na TV, após quase 30 anos em agências. Na propaganda, eu tinha de falar com o mercado consumidor. Agora é com o Brasil inteiro. Eu preciso chegar nos corações e mentes desses caras. Quando você está disputando o share of life, ou comunica bem ou está ferrado, comentou.
Valente lembrou que a receita para fazer com que as pessoas absorvam conteúdo tem em seu cerne a qualidade, a criatividade e a inovação. Ele também destacou que comunicação é igual a entretenimento. E que criação também é entretenimento. Estamos no job de entreter pessoas para vender produtos, enfatizou.
Segundo o executivo, se conectar com o futuro passa necessariamente pela conexão com o jovem, e a Globo constrói marcas em multiplataformas, apesar de o broadcast continuar a ser a sua principal fortaleza. Vamos privilegiar sempre o broadcast porque essa é a base do nosso relacionamento com as pessoas. Nunca vamos compartilhar todo o nosso conteúdo no Youtube. Seria burrice dar a única coisa que a gente tem para cobrar, afirmou ao defender um uso inteligente das diferentes ferramentas de compartilhamento.
Para fechar, Valente frisou as três verdades com as quais trabalha: Always beta; always relevant e People are dying for a good story (o poder do era uma vez nunca vai mudar).
Serviço:
Festival do Clube de Criação de São Paulo
Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sábado, domingo e segunda-feira)
Onde: Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, em São Paulo
Dúvidas: 55 11 3030-9322
ccsp@ccsp.com.br
www.festivaldoccsp.com.br