Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Começa o evento na Cinemateca, Espie!
O Festival do CCSP abre suas portas e está de casa nova: a Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
Desde a metade da manhã deste sábado, o credenciamenteo dos delegados começou a ser realizado, e, antes mesmo da abertura oficial do evento, um workshop bombou, com gente saindo pelo ladrão: Rodrigo Castro e João Unzer falaram sobre sua experiência no exterior no encontro batizado de "Da Berrini à Madison: o caminho para trabalhar fora do Brasil", que aconteceu na sala Miami Ad School/ESPM.
Depois, Fernando Campos, presidente do CCSP, e Mario Borgneth, secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, abriram oficialmente o Festival, falando para uma sala lotada, reforçada por telões que atenderam ao público que não conseguiu entrar no recinto.
Terminada a apresentação e os agradecimentos oficiais, subiu ao palco Laís Prado, editora do Clubeonline, que apresentou uma série de perguntas ao presidente do Clube, enviadas por nomes como Fernando Meirelles, Hugo Rodrigues, Paulo Cesar Queiroz, Andréa Siqueira, Arício Fortes e Fabio Seidl. O bate-papo navegou por diferentes temas, entre eles os próximos passos da entidade, que fará 40 anos em 2015, no sentido de ter seu papel como balizadora do mercado publicitário - bem como da sociedade como um todo - fortalecido e reforçado.
Fernando também falou sobre o engessamento provocado pelas pesquisas, e propôs uma parceria com o Grupo de Planejamento, no sentido de construir uma metodologia inteligente de pesquisa. Perguntado sobre que conselho daria a um jovem em início de carreira, respondeu sem titubear: "Fique sócio do CCSP". Fernando destacou ainda o quão curioso é o fato de "criativo" ser um adjetivo e não um cargo, afirmando que, portanto, deveria ser condição sine qua non para qualquer um que trabalhe na indústria publicitária.
Em seguida, na sala YourMama, subiu ao palco Rodrigo Butori, que há dez anos trabalha no mercado norte-americano, e falou sobre a importância de cada profissional construir sua própria identidade, para uma plateia interessadíssima.
Na sala MINI, rolaram as mesas Conteúdo e Marca: de Patinho Feio a Cisne Rico, com Francesco Civita, da Prodigo, Luciana Rodrigues, da Turner, Lusa Silvestre, da WMcCann, Lorenzo de Miranda, da Propaganda GEM, e Carlos Leite, da Volkswagen, e Quando uma ideia não vira anúncio, com os roteiristas Lusa Silvestre, Jaqueline Vargas e Leticia Wierzchowski. Marcelo Rubens Paiva, que estava no time, teve um contratempo e não conseguiu chegar na Cinemateca.
A cobertura detalhada dessas mesas e palestras você poderá acompanhar muito em breve por aqui.
Agora, as expectativas giram em torno da chegada de Washington Olivetto e do mega premiado carnavalesco Paulo Barros, que já aterrissou em São Paulo. Olivetto irá entrevistar Barros a partir das 17h.
As 17h45, teremos a mesa Torre de Babel, mediada por Luciana Ceccatto, que vai reunir quatro diferentes gerações de criativos, todas ainda na ativa.
Também teremos neste sábado Sergio Valente, da Rede Globo, e Jonah Peretti, CEO do BuzzFeed.
Encerra a noite a apresentação do 38º Anuário, por Marcos Medeiros e André Kassu, que guarda grandes surpresas!