Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ajaz Ahmed estará conosco. Vai perder?
Ele tinha somente 21 anos de idade quando compreendeu que o futuro da mídia estava atrelado ao meio digital, em uma época em que a internet ainda era um bebezinho e mal engatinhava.
Ajaz Ahmed parecia sentir instintivamente que a nova tecnologia iria mudar completamente a maneira como as pessoas se comunicavam, e marcar o início de uma nova era de expressão individual e criatividade.
Ao compreender que essas mudanças teriam um efeito profundo sobre a forma como as marcas se relacionavam com seu público, o então recém-formado decidiu apostar e criar a AQKA, em Londres, com outros três amigos, em 1995. Quase vinte anos depois, o cofundador e presidente de uma das agências digitais mais premiadas do mundo estará no palco da Cinemateca Brasileira, para conversar com o público do Festival do CCSP 2014.
Desde a adolescência, o jovem muçulmano se sentia impulsionado por um grande interesse em negócios e comunicações: com 16 anos, ainda na escola, decidiu escrever para o diretor administrativo da Ashton-Tate, que era então a terceira maior empresa de software do mundo, pedindo um emprego. Ele fez então alguns trabalhos para o departamento de marketing da companhia, entre 1989 e 1991. Depois, entre 1992 e 1993, respondeu pela função de executivo de marketing na Apple Computer, recusando empregos como redator na BBDO e como gerente da marca Lynx (AXE), na Unilever. Aos 24 anos, já havia ganhado uma boa grana apesar de ter passado por apenas essas duas empresas antes de abrir a AQKA.
Seu primeiro projeto na AKQA foi desenvolver um site para a marca de bebidas Frutopia, da Coca-Cola. De lá para cá, a agência virou uma rede, que conta hoje com 14 escritórios espalhados pelo mundo, incluindo agora São Paulo, emprega duas mil pessoas e atende clientes como Nike, Red Bull, Nissan, Audi e WWF.
Em 2001, a AKQA se fundiu com a Citron Haligman (de São Francisco), cofundada por Tom Bedecarre em 1990. Em junho de 2012, o Grupo WPP acertou a compra da AKQA por cerca de US$ 540 milhões (leia aqui). Em junho deste ano, foi anunciada a abertura de um escritório da agência no Brasil (leia aqui). O português Hugo Veiga e o brasileiro Diego Machado, dupla de criativos que integra a ficha técnica da campanha "Retratos da Real Beleza" (da Ogilvy Brasil para Dove), comanda a operação por aqui.
À época, Ahmed justificou a abertura do escritório dizendo que o talento no Brasil é extraordinário, bem como o modo como os brasileiros pensam a mídia digital, como se pode ver todos os anos em Cannes". O japonês Rei Inamoto é o atual diretor criativo global da AKQA.
Ajaz escreveu um livro, chamado Velocity, que chegou ao topo dos mais vendidos e teve toda sua renda doada para ONGs focadas em saúde, educação e jovens sem-teto
Este ano, a AKQA recebeu um Queen's Award por Enterprise Innovation.
Ahmed é um dos nomes internacionais confirmados para esta edição do Festival do CCSP, ao lado de palestrantes como Jonathan Briggs, cofundador da Hyper Island; Chuck Porter, chairman da Crispin Porter e chief strategist da MDC Partners; Thorsten Harstall, diretor da Adidas Creative Center, Sungwon Kim, account director da Dentsu Tóquio; Matt Eastwood, worldwide chief creative officer da JWT e Laura Jordan-Bambach, creative partner da Mr. President e co-founder da SheSays. Confira boa parte da lista de debatedores e palestrantes aqui.
A venda de ingressos para a edição de 2014 do evento já começou: visite lojinha do Clubeonline e garanta o seu. O valor é o mesmo do ano passado: R$ 390, para os três dias do Festival. Estudantes pagam meia.
E atenção: sócios do Clube de Criação de São Paulo, em dia com a anuidade, têm entrada gratuita garantida, basta se identificar durante o processo de credenciamento. Aqueles que não estão em dia, devem fazer o acerto antes do Festival, na sede do CCSP, ou poderão pagar no próprio evento. Dessa forma, terão a entrada liberada.
Se você não é sócio, entre em contato com o CCSP e agilize sua associação. Você terá diversos benefícios, além do acesso gratuito ao Festival. Ligue para 55 11 3030-9322 ou mande email para ccsp@ccsp.com.br e obtenha mais informações.
Aproveite e confira este breve vídeo para conhecer ou rever bons momentos da edição anterior do Festival do CCSP.
Clique aqui para acessar o hotsite do Festival do CCSP 2014.
Serviço:
Festival do Clube de Criação de São Paulo
Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sábado, domingo e segunda-feira)
Onde: Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, em São Paulo
Dúvidas: 55 11 3030-9322
ccsp@ccsp.com.br
Hotsite: www.festivaldoccsp.com.br