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Pancho Cassis: o futuro da publicidade precisa de brasileiros
Global CCO da David, Pancho Cassis está habituado a trabalhar com brasileiros. Mais do que isso: desenvolveu cases reconhecidamente criativos junto de profissionais daqui ao longo de sua carreira. Ele compartilhou essas histórias no painel “O que eu aprendi com os brasileiros” no Festival do Clube de Criação 2021. E admitiu que “tem Bronze que vale mais que Ouro”, fazendo alusão ao valor das medalhas em festivais ao redor do mundo comparado ao aprendizado que algumas experiências trazem para a vida.
“Muitos trabalhos estão sendo substituídos pela inteligência artificial, mas o criativo não”, disse ele, ao afirmar que, “o futuro da publicidade precisa de brasileiros”.
Com o diretor de arte Sergio Lobo, primeiro brasileiro com quem trabalhou, ele conta que aprendeu sobre a importância do craft perfeito. E que não importa o tamanho do trabalho, ele pode ser lindo.
Com Bruno Nagano, aprendeu a não esperar que façam por você.
Com Lucas Reis, entendeu como lutar para que algo aconteça. “Ele move céu e terra para que as coisas aconteçam”. Entre os trabalhos realizados em parceria, estão “Anagrams”, para Scrabble, comercial que tem direção de Rodrigo Saavedra (veja abaixo).
Juntos também assinam “Nomad Skateboards - Road to Tokyo” (aqui). Para ajudar no convencimento de se incluir o skate como modalidade dos Jogos Olímpicos, criaram uma viagem de Zaragoza, na Espanha, até Tóquio, no Japão, de skate. Foram 40 dias de viagem, passando por oito países, e, ao final, a prancha foi acesa como uma tocha símbolo do evento e entregue aos organizadores. “Foi preciso muita garra para realizar esse trabalho”, lembra Cassis.
Saulo Rocha agregou paciência para chegar aos objetivos e senioridade ao time da David Madrid, sob o comando de Cassis. Juntos fizeram o premiadíssimo "Stevenage Challenge”, para Burger King (relembre aqui).
Felipe Antonioli, que também faz parte do time de brasileiros de "Stevenage Challenge”, “é desses profissionais que ajuda a solucionar os problemas, não apenas a não cometer erros. E tem muito cuidado com os detalhes”, afirma Cassis.
Com Pedro Satin –que tinha 20 e poucos anos quando começaram a atuar junto – aprendeu a trabalhar muito desde muito cedo. “Era desses que sempre dizia ‘estou aqui para ajudar’”, comenta. No portfólio dos dois está a ousada “The hidden flag” (veja aqui), que desafiou a lei russa contra propaganda LGBT para El Diario + FELGTB. Os envolvidos na campanha chegaram a sofrer ameaças, segundo Cassis.
“Os brasileiros são muito competitivos, mas também são muito bons quando é para trabalhar em grupo”, ressalta o líder criativo da David.
Com Fabio Brigido e Diego Limberti, assina o trabalho que celebrou os 70 anos de Scrabble (confira aqui). A comunicação fala por si, quando Cassis pontua o cuidado que eles têm com o craft, mesmo quando o trabalho parece não ter arte. “Aprendi com eles a buscar a referência em todos os lugares”. E foi com essa visão e talento que chegaram ao “Pleasure Icon”, para Magnum (veja aqui).
Entre as qualidades de tantos profissionais com os quais trabalhou, Cassis destaca ainda a criatividade capaz de criar impacto, que está muito presente em Fernando Machado, um cliente com quem também tirou lições. “Ele tem muitas qualidades, mas uma das que mais gosto é a de pensar a filosofia do fail fast e a consciência de que, se uma campanha der errado, o mundo anda tão rápido que logo acontece algo maior e seu erro vai ficar no passado”.
Resumidamente, a filosofia do fail fast valoriza a experimentação e testes em prol do desenvolvimento de uma ideia. E isso implica em errar. Segundo Cassis, sem essa consciência não seria possível realizar trabalhos como “The Moldy Whopper”, de Burger King (relembre aqui).
Para encerrar, Cassis lembrou que basta olhar o número de brasileiros por trás dos Grand Prix da última edição do Cannes Lions (leia aqui o levantamento que o Clube fez) para ver o potencial criativo brasileiro. E dá um último conselho: “esqueçam da síndrome de vira-lata e entendam que nem tudo que vem de fora é melhor do que vocês”.
Rita Durigan
Todos os painéis do Festival do Clube 2021, realizado entre os dias 22 e 23 de setembro, foram transmitidos pelo Globoplay. O evento deste ano foi gratuito.
O conteúdo do Festival já está disponível na plataforma de streaming. Até o dia 27 de outubro - acesse a partir daqui.
Reveja a programação completa aqui.
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