arrow_backVoltar

Festival do Clube 2022

Do cinema ao digital, a arte dos efeitos visuais por Craig Barron

19.10.22

Em “O Curioso Caso de Benjamin Button”, o protagonista interpretado por Brad Pitt nasce idoso e vai rejuvenescendo conforme o filme passa. Para criar essa trama tão complexa, os efeitos visuais foram fundamentais para alimentar a narrativa e a aparência do ator. Não à toa, renderam o Oscar de Efeitos Visuais para Craig Barron, californiano de Berkeley, que conquistou a estatueta junto com Eric Barba, Steve Preeg e Burt Dalton.

Esse é um dos trunfos de Barron, que recebeu também indicações em outros prêmios, como Bafta, Emmy e Visual Effects Society Awards, levando alguns troféus para casa. Ele irá se apresentar na 10ª edição do Festival do Clube de Criação, que acontece nos dias 22 e 23 deste mês, no Memorial da América Latina.

Com o tema “Creating environments for movies and emerging medias”, sua palestra, no domingo 23, às 18h, é programa imperdível, O foco da vida de Barron é conectar grandes histórias e tecnologia inovadoras de efeitos especiais, e isso engloba desde a era dos estúdios de cinema até o advento dos formatos inovadores e digitais.

Sua carreira começou na Industrial Light + Magic, onde trabalhou nos filmes “O Império Contra-Ataca” (1980), “Caçadores da Arca Perdida” (1981) e “E.T. – O Extraterreste” (1981), todos referência nos efeitos visuais e de seu poder de criar novos ambientes, ampliando a capacidade de storytelling do cinema americano.

Sua empresa de efeitos especiais, Matte World Digital, desenvolveu projetos com sucesso por 25 anos, com produções de efeitos desde os mais tradicionais aos da era digital, como “Titanic” (1997), “Zodíaco” (2007), “Alice no País das Maravilhas” (2010). “A Invenção de Hugo Cabret” (2011) e, claro, “O Curioso Caso de Benjamin Button” (2008) que lhe deu o prêmio máximo de sua carreira.

Uma lista dos filmes em que atuou pode ser conferida aqui.

Barron é também palestrante da Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Ampas), host convidado do TCM e professor-adjunto da USC (University of Southern California). Atualmente, ele é também diretor de criação da Magnopus, empresa de Los Angeles de efeitos visuais especializada em Realidade Virtual e Realidade Aumentada - tecnologias que demonstram que o futuro dos efeitos nos mais diversos formatos é imenso.

Felipe Turlão

Confira a programação (quase) completa aqui.

Leia todas sobre o Festival do Clube aqui.

Serviço

10º Festival do Clube de Criação

Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google, Santeria e Tik Tok.

Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Africa, Alice Filmes, Barry Company, Broders, Grupo de Atendimento e Negócios, Modernista, Mugshot, MyMama, Not So Impossible, O2, Paranoid, Piloto, Publicis, Sentimental Filme, Shutterstock, TBWA Media Arts Lab, Uol, WMcCann e Zohar.

Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.

Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Abertura dos portões e do credenciamento: 8h.

Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda

Acesso pelo Metrô Barra Funda

Estacionamento no local

Facebook Clube de Criação 

@CCSPOficial no Twitter

@ClubedeCriacao no Insta

#festidaldoclubedecriacao

Festival do Clube 2022

/