Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Combate à fome em debate urgente
De acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil, 58,7% dos brasileiros sofrem com a falta de comida, em algum grau. Na faixa dos mais vulneráveis, 33,1 milhões não têm o que comer e lutam desesperadamente pela sobrevivência.
Divulgada em junho passado, a pesquisa foi realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), iniciativa apoiada por organizações como Ação da Cidadania, Oxfam Brasil e Sesc São Paulo.
Em razão da importância do tema, a 10ª edição do Festival do Clube de Criação promove o painel “A Fome e as Marcas”, no dia 22 deste mês, às 15h, no Memorial da América Latina. O debate conta com Kattiele Haffner (head sustainability, public affairs and communications da Coca-Cola), padre Júlio Lancellotti (coordenador da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo), a cozinheira, youtuber e empresária Paola Carosella e Rodrigo Kiko Afonso (diretor executivo da Ação da Cidadania). A mediação é de Denise Oliveira, coordenadora do Laboratório Brasileiro de Hábitos Alimentares e professora da UNB e da pós-graduação na Fiocruz.
Fundada por Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, a Ação da Cidadania tem se destacado em projetos inovadores para socorrer as vítimas da insegurança alimentar. Seu diretor executivo, Kiko, lança o alerta: “nunca estivemos em uma situação tão grave nesse campo, com uma parcela enorme da população sofrendo com a falta de comida na mesa".
Segundo ele, o problema vem assumindo contornos dramáticos desde 2016. “A principal razão é o processo de desmonte das políticas públicas de assistência social”, explica. “Muitos dos necessitados nem mesmo estão registrados nos programas governamentais e não recebem os auxílios aos quais têm direito”.
De acordo com o padre Lancellotti, elevou-se tremendamente o número de pessoas em situação de rua, todas elas vítimas também da fome. “É preciso combater o preconceito e criar programas de socorro imediato e, concomitantemente, de reinclusão social duradoura”, afirma.
Cada vez mais presente nas redes sociais, Paola se apresenta no Twitter como “cozinheira defensora da comida de verdade, das pessoas que a produzem de forma responsável e cuidadosa com o entorno, a terra, a água e a soberania alimentar”. Ela é uma defensora de iniciativas como as chamadas cozinhas solidárias do MTST, que distribuem refeições para famílias, sugerindo que possam trabalhar em rede e conectadas a hortas urbanas. Paola é também diretora técnica do projeto Cozinha e Voz, em parceria com a ONU.
O painel também vai discutir como as marcas – e a indústria da comunicação – podem contribuir com projetos desse tipo, seja a partir de programas internos, de parcerias com ONGs, caso da Coca-Cola, ou de campanhas que conscientizem a sociedade sobre a urgência do combate à fome.
Quem quiser colaborar com a Ação da Cidadania ou com o trabalho do padre Júlio, pode buscar mais informações aqui, no primeiro caso, ou fazer doações de alimentações e marmitas, entre outros itens, para a Pastoral da Rua pelo telefone (11) 992427-9070 ou na Igreja São Miguel Arcanjo (rua Taquari, 1.100, Belém) ou depositando na conta corrente da Mitra Arquideocesana de São Paulo, no Bradesco: agência 0124; CC 053148-0; CNPJ 63.089.825/0001/44. E aqui a chave Pix da Igreja São Miguel Arcanjo: 63.089.825/0097-96.
Confira a programação (quase) completa aqui.
Leia todas sobre o Festival do Clube aqui.
Serviço
10º Festival do Clube de Criação
Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google, Santeria e Tik Tok.
Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Africa, Alice Filmes, Barry Company, Broders, Grupo de Atendimento e Negócios, Modernista, Mugshot, MyMama, Not So Impossible, O2, Paranoid, Piloto, Publicis, Sentimental Filme, Shutterstock, TBWA Media Arts Lab, Uol, WMcCann e Zohar.
Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.
Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881
Abertura dos portões e do credenciamento: 8h.
Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda
Acesso pelo Metrô Barra Funda
Estacionamento no local
Facebook Clube de Criação
@CCSPOficial no Twitter
@ClubedeCriacao no Insta
#festidaldoclubedecriacao