Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Podcasts: aposta em criatividade e experimentação
Na manhã de seu primeiro dia, neste sábado 22, o 10º Festival do Clube de Criação promoveu o painel "Sobre Criar e Realizar Podcasts", reunindo um time de peso na produção e gestão de conteúdos nessa mídia emergente.
O mediador foi Gustavo Giglio, head of content for brands da Omelete Company. “Chegamos finalmente ao ano dos podcasts?”, perguntou Giglio, iniciando o debate e enfatizando a mudança de contexto com o fim do período crítico da pandemia de Covid-19.
De acordo com André Brandt, da produtora Farra, roteirista, reconhecido por seu trabalho de desenvolvimento de roteiros no podcast Supositório, o segmento cresceu muito em 2021, especialmente pela presença forçada das pessoas em casa. Segundo ele, no entanto, ainda há infinitas oportunidades no setor.
“É olhar o que ninguém está fazendo e ousar com novas ideias e formatos”, sugeriu. Ele ofereceu como exemplo o podcast Quem quer ser um alienado, lançado em 2021, em uma parceria do Porta dos Fundos com a Deezer. Inovador, o programa ganhou um formato de game show e levou convidados para responder perguntas envolvendo fake news.
A publicitária Renata Hilário, cocreator e produtora executiva do Mano a Mano, podcast apresentado pelo rapper Mano Brown, que está entre os mais ouvidos do Brasil, destacou a busca de identidades e reconhecimento nas produções. “Em 2017, eu não me enxergava nos conteúdos, pois eram feitos por e para pessoas brancas. Não me identificava. Então, fizemos o Meteora, em parceira com a Cristiane Guterres, em que tratamos de diversos assuntos da perspectiva das mulheres pretas”, contou. A proposta para quem está entrando neste mundo, portanto, em suas palavras, é expor a sua própria verdade, viver seus sonhos e narrar a realidade a partir da sua perspectiva.
Essa visão é semelhante à de Victor Assis, CEO do Podpah, uma atração comandada por Igor Cavalari (Igão) e Thiago Marques (Mítico) que estabelece diálogos divertidos e provocativos com músicos, políticos, influencers, esportistas e múltiplas celebridades. O programa tem canal no YouTube, que reúne mais de 6 milhões de assinantes.
“Nossa ideia é que os apresentadores não fiquem presos em uma mesa”, explicou. Segundo ele, o podcast quer romper padrões e apostar na experimentação. “O importante é destacar que esse projeto nasceu para dar voz a quem não tem”, afirmou. Como Victor lembrou, Mítico morou em um barraco de favela e enfrentou dificuldades econômicas.
“Mas esse pessoal foi sendo reconhecido, furou a bolha e, de repente, estava conversando com artista da Globo”, enfatizou. Vítor antecipou que o Podpah está deixando de ser um simples podcast para se tornar um hub de conteúdo diversificado.
Para o jornalista Guilherme Alpendre, diretor executivo da Rádio Novelo, responsável por sucessos como o podcast Praia dos Ossos e Projeto Querino, o grande segredo da produção no segmento é saber contar boas histórias, que cativem o público.
“O bom podcast faz você se apaixonar pela sua rotina”, disse, ressaltando que as pessoas podem se entreter com narrativas interessantes enquanto lavam louça, passeiam com o cachorro ou fazem ginástica.
Praia dos Ossos, por exemplo, explora o caso do assassinato de Ângela Diniz, em Búzios, em 1976. Nos anos que se passaram entre o crime e o julgamento, ocorreu um fenômeno curioso: o assassino, Doca Street, passou de vilão a vítima para considerável parcela da população. Para Guilherme, a meta dos podcasters é criar conteúdo relevante para quem está usando um fone de ouvido, muitas vezes realizando outras tarefas. “Esse é um desafio também para os publicitários, que precisam encontrar formas de monetizar esses conteúdos de mídia”.
Veja a programação aqui.
Leia todas sobre o Festival do Clube aqui.
Serviço:
10º Festival do Clube de Criação
Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google, Santeria e Tik Tok.
Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Africa, Alice Filmes, Apro + Som, Barry Company, Broders, Cerveja Avós, Draftline, Clube da Voz, Grupo de Atendimento e Negócios, Jamute, KraftHeinz. Landscape, Modernista, Mugshot, MyMama, Nescafé Dolce Gusto ,Not So Impossible, O2, Paranoid, Piloto, Publicis, S de Samba, Sentimental Filme, Shutterstock, TBWA Media Arts Lab, Untitled, Uol, Vetor Zero, WMcCann e Zohar.
Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.
Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881
Abertura dos portões e do credenciamento: 8h.
Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda
Acesso pelo Metrô Barra Funda
Estacionamento no local
Facebook Clube de Criação
@CCSPOficial no Twitter
@ClubedeCriacao no Insta
#festidaldoclubedecriacao