Festival do Clube 2022

'Comerciais + memoráveis são os que arrancam boas risadas'

23.10.22

Os processos criativos e desafios da comédia podem ter muito em comum com a publicidade. Esse foi um dos temas abordado no painel "Meninas Super Poderosas x Menino Super Poderoso", que aconteceu neste sábado (22), na 10ª edição do Festival do Clube de Criação, e reuniu as comediantes Ane Freitas, Arianna Nutt, Bruna Braga e Nathália Cruz, com a mediação de Paulo Vieira.

Ator e humorista, Vieira abriu a conversa perguntando sobre as referências que cada uma das presentes trazia do humor. As respostas foram unânimes: a vida como ela é, da cultura popular que se vê na TV, às pessoas do convívio, ao John Lennon versão piseiro. "A referência que a gente tem é em casa. Mãe, irmãs, o bicheiro que a gente fica devendo", resumiu Ane Freitas.

Propaganda é uma coisa que me faz pensar comédia", disse Bruna Braga, que também é roteirista. “Esse tipo de coisa me alimenta comicamente porque é a linguagem que eu quero falar.”

Seria essa uma conexão entre o humor e a publicidade? Para Vieira, a resposta é sim. O trabalho na comédia deve ser popular, generoso, e se interessar pelas pessoas. “Isso se comunica muito com a publicidade, que não tem esse direito de quem entendeu, entendeu. Não! É comunicação popular, direta", declarou.

Nathália Cruz, que também é roteirista, acha que o “humor [é] com tudo. Para você comprar alguma coisa, para você ser bem atendido, qualquer coisa que fizer alguém relaxar fica mais fácil.” Não é à toa, para ela, que os comerciais mais memoráveis são aqueles que arrancam boas risadas.

Outro forte paralelo entre o humor e a publicidade, para os painelistas, está no processo criativo sob encomenda. São muitos os desafios: superar a ideia de uma musa inspiradora, se adaptar ao briefing e linguagem de uma marca.

Bruna deixou bem claro: “Entre a encomenda e o processo criativo tem o surto.” A comediante de Osasco não romantiza o ato de criar. “A gente não tem esse tempo. Meu romance são os boletos atrasados. A gente não pode ficar esperando vir uma luz. A gente vai caçar”, disse. Com seis anos de carreira no humor, como ela vai à caça da inspiração? “Duas horas ininterruptas de 'Casos de Família'. Cantadas do Rodrigo Faro. Aquele amigo doido. E às vezes o amigo doido é a gente.

Nathalia lembrou da sua época de roteirista do Porta dos Fundos, quando a equipe do canal precisava equilibrar a linguagem e estilo próprios com as demandas de conteúdos e comunicação das marcas. A solução: roteiros já pré-aprovados que podem ser adaptados para os conteúdos das marcas.

E quando é o artista que muda o roteiro? Arianna Nutt ressaltou que o resultado final é um trabalho em equipe.Você como humorista sabe colocar os punches.

Ao construir uma carreira no meio digital, também é necessário saber como se relacionar com as marcas. Bruna ressaltou a importância de ter uma marca pessoal, que se fortaleça com os altos e baixos naturais da carreira de uma pessoa criativa e que garanta independência.

O segredo de Vieira está na autenticidade. “Eu tenho um entendimento que as marcas me têm pelo que eu sou, que é baseado na minha opinião e na construção que eu fiz diante do meu público. Esse é o meu caminho,” disse.A publicidade se apropria de uma luz que é minha.

Maíra Carvalho

Veja a programação do Festival aqui.

Leia todas sobre o Festival do Clube aqui.

Serviço:

10º Festival do Clube de Criação

Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google, Santeria e Tik Tok.

Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Africa, Alice Filmes, Apro + Som, Barry Company, Broders, Cerveja Avós, Draftline, Clube da Voz, Grupo de Atendimento e Negócios, Jamute, KraftHeinz. Landscape, Modernista, Mugshot, MyMama, Nescafé Dolce Gusto ,Not So Impossible, O2, Paranoid, Piloto, Publicis, S de Samba, Sentimental Filme, Shutterstock, TBWA Media Arts Lab, Untitled, Uol, Vetor Zero, WMcCann e Zohar.

Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.

Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Abertura dos portões e do credenciamento: 8h.

Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda

Acesso pelo Metrô Barra Funda