Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Pablo del Campo: 'se há algo forte na cabeça, temos que fazer'
O argentino Pablo del Campo, fundador da Del Campo Saatchi & Saatchi e, hoje, dono da Del Campo Global, uma incubadora de ideias, apresentou no Festival do Clube de Criação sua visão sobre a publicidade e outras formas de comunicação, com a bagagem de mais de três décadas de envolvimento em grandes projetos internacionais para marcas relevantes. Em uma entrevista conduzida por Joana Mendes, presidente do Clube, ele apresentou seu trabalho à plateia e deu conselhos sobre como manter viva a paixão pela publicidade - o seminário foi "El Handicap de la publicidad".
A busca por conhecimento é uma questão fundamental, segundo del Campo. Ele relembrou o célebre case “Batalha das Superfícies”, em 2007, quando Rafael Nadal e Roger Federer se empolgaram com a ideia do publicitário de promover um jogo de tênis em uma quadra metade saibro, metade grama. “Esse jogo teve uma audiência maior que a final de Wimbledon daquele ano. Eu gosto de ser publicitário porque o nosso olhar nos permite fazer tudo aquilo que queremos fazer. Uma obrigação que temos nessa profissão é que se há algo forte em nossa cabeça, temos que fazer. Ir por mais, buscar e fazer acontecer”, explica.
Essa busca por mais deve estar atrelada ao conhecimento. Del Campo explica que sempre foi fã de tênis, o que possibilitou chegar a essa ideia. No entanto, ele não se diz tão fã de automobilismo e assegura que jamais teria uma ideia como “Sound of Honda/Ayrton Senna”, da Dentsu para Honda, que faturou um Grand Prix em Titanium Lions em 2014 no Festival de Cannes.
A ação reproduziu com luzes e sons na pista a melhor volta do circuito de Suzuka, a “volta perfeita” de Ayrton Senna. “Esse projeto me encantou. Eu não teria formas para chegar a esse caminho criativo, pois não tinha o conhecimento desportivo para isso, mas criativos com base de conhecimento muito além do que eu tenho, conseguiram. Uma vez, recebi na agência um garoto de 18 anos com uma pasta espetacular. Perguntei do que ele gostava, além da publicidade. Depois de muito tempo, me confessou que sua paixão era, junto com o pai, ficar olhando motores de carros em funcionamento, por 20 minutos até, sem tirar os olhos. Penso que é o tipo de cabeça que poderia pensar em um projeto como esse”, afirma.
“Precisamos colocar o sapato do outro, sair de nossas experiências pessoais e ter mais motivação e conhecimento, estudar muito. Quanto mais sabemos, mais possibilidades criativas teremos na cabeça. O que recomendo às pessoas é que sigam sempre estudando, dentro de suas possibilidades”, afirma.
Foi por essa busca por conhecimento que surgiu uma nova paixão na vida de del Campo: o teatro. “Quando eu saía da agência em Londres, tinha bons amigos, mas ficava muito só. Comecei a frequentar peças e foi onde encontrei motivação para conhecer algo novo”, diz.
Já na Del Campo Global, em 2017, ele criou uma nova proposta para o musical “Next to Normal”, que ele havia montado na Argentina e que ficou em cartaz por dez temporadas. Em apresentações na Espanha, ele fez uma adaptação imersiva, na qual o elenco e o público vivenciam juntos uma experiência de projeções e de áudio em um espaço 360º. "Next To Normal Immersive" aconteceu em um espaço de 2 mil metros quadrados do Ideal – Centro de Artes Digitais da cidade espanhola.
Questionado por Joana sobre o que enxerga de positivo em ser publicitário, del Campo disse: "após trinta anos de agência, entendi que ser publicitário é algo bendito, pois te abre muitas oportunidades. Você tem a possibilidade de se dedicar a coisas grandes, e desenvolver o pensamento criativo”, resume. “Temos sempre a tendência de falar de nós mesmos, e a publicidade te permite falar de água mineral, carro, cerveja. Colocamos os sapatos dos outros e somos estimulados. Pode ser por dinheiro, notoriedade, Leão. Mas é apenas com vontade e sorte que conseguimos chegar às grandes ideias”, afirma.
Alguns dos projetos que del Campo mostrou no palco são “Dads in Brief”, que anunciou uma marca de ar condicionado mostrando homens usando cuecas em situações desagradáveis. Outra peça para CTI Móvel mostrou que todos querem ser jogadores de futebol, mas poucos conseguem. E são esses que estariam torcendo pela Argentina na Copa. Ele mostrou ainda a "Batalha das Superfícies".
Por fim, del Campo relembrou a rivalidade publicitária entre Brasil e Argentina nas últimas décadas. “Como foi esse momento e como você poderia comparar os dois países?”, questionou a presidente do Clube. “O Brasil é um país imenso, e na Argentina, lamentavelmente, não temos isso. O universo é o mundo, então, tínhamos que fazer criatividade para o mundo. Creio que, no seu país, a AlmapBBDO via muito mais motivação de ganhar da Africa ou F/Nazca S&S do que da Droga5. Na Argentina, precisávamos que nos olhassem, e nosso forte sempre foi a TV, onde tínhamos um Super Bowl diário, com peças muito ricas. Foi como nos destacamos. O mundo precisava comprar nossa criatividade e o Brasil não precisava tanto disso, pois era um mercado muito grande já”, relembra. “Nossos diferenciais eram produzir mais rápido e, claro, o preço. Começamos a construir cases globais e a ter criativos argentinos nos principais centros”, conta.
Felipe Turlão
Veja a programação do Festival aqui.
Leia todas sobre o Festival do Clube aqui.
Serviço:
10º Festival do Clube de Criação
Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google, Santeria e Tik Tok.
Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Africa, Alice Filmes, Apro + Som, Barry Company, Broders, Cerveja Avós, Draftline, Clube da Voz, Grupo de Atendimento e Negócios, Jamute, KraftHeinz. Landscape, Modernista, Mugshot, MyMama, Nescafé Dolce Gusto ,Not So Impossible, O2, Paranoid, Piloto, Publicis, S de Samba, Sentimental Filme, Shutterstock, TBWA Media Arts Lab, Untitled, Uol, Vetor Zero, WMcCann e Zohar.
Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881
Facebook Clube de Criação
@CCSPOficial no Twitter
@ClubedeCriacao no Insta
#festidaldoclubedecriacao