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A responsabilidade na comunicação de health
Se há uma preocupação que ganhou relevância na vida das pessoas em um mundo pós-pandêmico é o "health & wellness". A sensação é de que tudo é health, já que mesmo marcas que nem se quer estão atreladas ao segmento "surfam a onda" de oferecer o saudável e o bem-estar. Especialistas no assunto, porém, alertam sobre os riscos de temas tão essenciais à vida serem tratados sem profundidade e conhecimento de causa. É quase como substituir uma consulta médica por uma busca rápida na internet e se sentir diagnosticado.
Comprometido em gerar discussões transformadoras para o mercado, o Festival do Clube de Criação tem em sua programação da 11ª edição (veja aqui) três painéis relacionados à saúde e bem-estar. Eles prometem trazer para o palco questionamentos que precisam contar com o comprometimento da indústria e exemplos de que há caminhos para que essa comunicação especializada seja benéfica para a humanidade.
Na abertura da Sala Congressistas, no sábado 23, às 10h45, o maker da Klick Health, Bernardo Romero, fala sobre "Healthwashing: como evitar os perigos desta tendência”.
Ele vai mostrar como evitar as armadilhas do “healthwashing" e compartilhar caminhos de como usar a narrativa e a criatividade para ajudar as pessoas a viverem vidas melhores e mais saudáveis. “Nos últimos anos, o mundo voltou a priorizar o papel da saúde e do bem-estar no cotidiano humano. Há mais demanda por produtos, serviços, informações e mensagens relacionados à saúde. Até mesmo as marcas de consumo estão tentando alavancar o 'health & wellness' em sua comunicação. Como indústria, precisamos abordar a saúde e o bem-estar com responsabilidade e evitar os perigos desse movimento que vimos em outras categorias de publicidade, como o ‘greenwashing’”, diz Bernardo.
Brasileiro, o líder criativo trabalha baseado em Nova York e Toronto, com atuação global, incluindo o novo escritório da Klick Health por aqui, sob o comando da managing director Latam, Roberta Raduan (leia artigo dela aqui). Bernardo é um dos criativos mais premiados da publicidade de Pharma e Health, com mais de 40 Cannes Lions, 120 Clios + 6 Grand Clios, 15 D&AD pencils, 60 LIAs + 2 Grand LIAs, 5 Gold ANDYs, 20 One Show pencils, 14 ADC Cubes, Webby Awards, entre outros. Em 2015 foi nomeado o Number 1 Art Director do ranking internacional da Lürzer's Archive.
Ainda no sábado 23, às 11h45, na mesma sala Congressistas será apresentada a mesa "Vieses inconscientes: como rompê-los na comunicação de saúde".
O debate terá mediação da diretora executiva de criação da McCann Health, Alessandra Gomes.
"Nosso objetivo é provocar uma reflexão sobre esse tema, que é fundamental no processo criativo. É a hora em que temos de nos livrar dos nossos próprios olhares para poder nos conectar com quem queremos falar. Se conseguirmos que a plateia saia de lá refletindo sobre seus próprios vieses, já estaremos muito felizes", comenta Alessandra.
Ela tem 20 anos de experiência no mercado de saúde e hoje é responsável pela equipe criativa da McCann Health Brasil. Sempre atuando na área de criação, começou sua carreira em agências independentes, como a 141 Preview, passando a atuar em grandes grupos de comunicação, como WPP e IPG – Ogilvy Health. Desde 2015 está na McCann Health. Alessandra também obteve reconhecimento internacional em prêmios como Epica Awards, The One Show, Communication Arts, Creative Club, NY Festival, LIA e Cannes Lions.
A mesa conta ainda com a psicóloga, pesquisadora e especialista em cultura, educação e desenvolvimento Camila Berteli. Ela atua há mais de 10 anos no desenvolvimento humano e aprendizagem nas organizações. Atualmente é gerente de cultura, juventudes e aprendizagem na Unilever. Já passou pelo RH de empresas como grupo Votorantim, Roche Farmacêutica e Capgemini.
O diretor de criação da Ogilvy São Paulo, Tarik Frank, é outro integrante do painel. Com 13 anos de experiência atuando em publicidade, ele já trabalhou em agências dentro e fora do Brasil como McCann Health São Paulo, TBWA Dubai, e Ogilvy Austrália. No segmento de saúde, o criativo atendeu farmacêuticas do porte de Roche, Pfizer, GSK, Merck e Janssen. Além disso, ganhou prêmios em festivais como Cannes Lions, D&AD, One Show e LIA.
O head de marketing e trade da Johnson & Johnson, Patrick Bagne, traz a visão de anunciante para o painel. Ele tem mais de 15 anos de experiência em cargos de liderança em marketing, trade marketing e vendas nas principais indústrias de bens de consumo, farmacêutica e de saúde. Entre as premiações que já recebeu estão Nestlé Cannes Awards (2020), Nielsen Breakthrough Innovation Awards LATAM (2019), IQVIA Launch of The Year (2017).
Já no domingo 24, segundo dia do Festival do Clube, às 18h45, na mesma Sala Congressistas, o debate sobre health & wellness será na mesa: "Medindo a felicidade de quem trabalha (semana de 4 dias e outras batalhas, porque há vida lá fora).
"Discutir a semana de 4 dias de trabalho é refletir sobre o futuro do trabalho. Quanto mais pudermos pensar em conjunto sobre isso, mais contribuiremos para um mundo corporativo mais justo e saudável. Esse novo modelo veio para ficar e cada companhia precisa entender como se relaciona com o tema, ouvir os colaboradores, entender suas realidades, seus interesses e desejos. Só não vale estar alheio à essa discussão”, comenta Fabrício Oliveira, CEO da Vockan.
A empresa implantou a semana de 4 dias de trabalho por conta própria e depois se tornou a primeira companhia brasileira a se filiar à organização4 day Week Global. Oliveira, que fará parte do debate, diz ter resultados que comprovam os benefícios da implantação deste modelo.
Também estará na mesa Denize Savi, especialista em Ciência da Felicidade e Chief Happiness Officer da Chilli Beans. Ela foi anunciada para o novo cargo na rede em maio deste ano. Denize lidera o debate sobre saúde mental e bem-estar, realizando ações que ajudem os colaboradores a se sentirem reconhecidos, valorizados e realizados no ambiente profissional. Tudo com metas de melhorar os "índices de engajamento e produtividade" de todo o time e da companhia (leia a notícia sobre a contratação dela aqui).
Lívia Azevedo, diretora de People & Organization Development da Heineken, é mais uma participante desse painel. Com formação em psicologia e atuação em Recursos Humanos, ela tem como foco, atualmente, criar ambientes cada vez mais positivos para os mais de 14 mil colaboradores da marca de cerveja no Brasil.
Marcelo Rizério, cofundador e CCO da Euphoria, levará para o debate sua experiência de profissional que chegou à direção executiva de criação e que deixou o cargo para cocriar uma empresa com o objetivo de "mudar comportamentos" e "enfrentar a apatia com criatividade" (leia entrevista com Marcelo Rizério sobre o lançamento da Euphoria aqui).
Completando o time está a especialista em felicidade corporativa, Renata Rivetti, diretora da Reconnect Happiness at Work e diretora da 4 Day Week Brazil. Ela é defensora de que "a construção de uma cultura positiva e saudável exige um olhar atento, uma escuta empática e ativa e muito esforço".
Para ela, "a felicidade no trabalho vem de um ambiente de segurança psicológica, de orgulho, pertencimento, inclusão e equidade, um trabalho desafiador, senso de realização e significado". Algumas dessas ideias tem sido publicadas em seu Linkedin (aqui).
A mediação do debate fica por conta do jornalista Felipe Turlão.
E você, já organizou sua agenda?
Veja a programação (quase completa) do Festival do Clube 2023.
Serviço:
11º Festival do Clube de Criação
Patrocinadora premium: JCDecaux.
Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google e Santeria.
Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Adludio, Antfood, At Five Gin, Barry Company, Broders, Canja Audio, Cervejas Avós, Cine, Droga5, Halley Sound, Kraft Heinz, Lucha Libre Audio, Memorial da América Latina, Mr. Pink Music, MugShot, My Mama, NÓS - Inteligência e Inovação Social, O2 Filmes, Paranoid, Piloto TV, Publicis Groupe, Spotify, Surreal Hotel Arts, Tribbo, Unblock Coffee, UOL, Warriors VFX e WMcCann.
Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.
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