Festival do Clube 2023

Processos criativos: Carla Madeira e Rosane Svartman

23.09.23

Imagine iniciar um job, paralisar o trabalho por 14 anos - isso mesmo, 14 anos -, diante de uma cena muito forte que você mesmo escreveu, só retomá-lo depois de todo este tempo e o trabalho, quando vai pra rua, vira um sucesso de crítica e venda. Ou melhor, o primeiro de outros que viriam. Para a publicidade, acostumada a deadlines apertados, parece algo impensável, certo? Mas no caso de Carla Madeira, sócia-fundadora e diretora de criação da agência Lápis Raro e uma das escritoras brasileiras mais bem sucedidas dos últimos anos, não só é possível como aconteceu.

Foi o que ocorreu com seu primeiro livro "Tudo é Rio", lançado em 2014 e que vai virar filme. Depois vieram "A Natureza da Mordida" (2018) e "Véspera" (2021). Todos pela Editora Record.

Com uma narrativa que prende o leitor do início ao fim, surpreende, pega pela humanidade e, algumas vezes, quase passa uma "navalha em nossas carnes", Carla conquistou rapidamente uma legião de fãs e de críticos e chegou ao primeiro lugar na lista Nielsen PublishNews de Mais Vendidos em Ficção com "Tudo é Rio". As duas outras obras também estão na relação: "A Natureza da Mordida", em 5º lugar, e "Véspera" em 11º.

Para compartilhar suas aventuras entre esses dois mundos, a publicidade e a literatura, a mineira Carla Madeira estará no Festival do Clube de Criação 2023 no sábado 23, no auditório Simon Bolivar do Memorial da América Latina, às 10h.

Carla Madeira será entrevistada pelo criativo Danilo Janjacomoconselheiro do Observatório da Diversidade; por Isabella Barros, diretora de estratégia da Mutato, e Roberta Harada, ECD da Wunderman Thompson Brasil.

"A grande diferença entre criar para a publicidade e para a literatura está na liberdade, na dimensão dada à subjetividade. Na publicidade, a criação precisa garantir o entendimento desejado. Na literatura, a criação e leitura são livres, o autor escreve e o leitor reescreve", diz a escritora e publicitária de Belo Horizonte.

Não dá para perder.

Quem também vai falar sobre seu processo criativo para o público da 11ª edição do Festival do Clube é Rosane Svartman, diretora, produtora e autora de novelas como "Vai na fé" (encerrada em agosto), "Bom sucesso" (2019) e "Totalmente demais" (2016), que foi exibida em mais de 100 territórios diferentes. Além de escrever roteiros, Rosane assina livros, entre eles "A Telenovela e o Futuro da Televisão Brasileira" (editora Cobogó).

Ela será entrevistada no domingo 24, às 19h30, na sala da Criatividadepor Daniele Marques, CCO e sócia da BoldJessica Gomes, diretora de criação associada da GanaLaura Esteves, vice-presidente de criação da DM9.

"A arte sempre teve a vocação de antever movimentos da sociedade, do espírito de uma época, do momento histórico cultural. Então, quando busco histórias, conto com minha curiosidade e intuição para tentar descobrir o que será interessante de debater em 2 anos, que é o tempo mínimo que um filme, uma série ou novela leva até a estreia. Coleciono notícias, pesquisas, mas o mais importante é estar sempre atenta ao que incomoda, que eu não consigo esquecer, que eu quero saber mais sobre e se não sei, invento", revela Rosane.

Com doutorado em Comunicação/Cinema na UFF, ela é responsável por produções indicadas ao Emmy Internacional, como "Malhação - Intensa como a vida" (2012); "Malhação - Sonhos" (2015); e "Totalmente demais". No cinema, Rosane dirigiu as comédias "Como ser solteiro" (1997), "Mais uma vez amor" (2005) e "Desenrola" (2010). Na lista estão os filmes infantis "Tainá - A origem" (2012) e "Pluft, o fantasminha" (2022), lançado em 3D.

Rosane é sócia da produtora Raccord Produções. É ainda autora de "Vicky e a musa", série com lançamento em 2023 pelo Globoplay/Gloob. Seus livros incluem "Onde os porquês têm resposta", da Zahar (2003); "Quando éramos virgens". da Casa da Palavra (2006); "Melhores amigas", da Zahar (2006); "Desenrola", da Agir (2011) e "Telenovelas and Transformation", da Routledge (2021).

Mais um para a lista de imperdíveis. Já fez a sua?

Veja a programação (quase completa) do Festival do Clube 2023.

Serviço:

11º Festival do Clube de Criação

Patrocinadora premium: JCDecaux.

Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google e Santeria.

Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Adludio, Antfood, At Five Gin, Barry Company, Broders, Canja Audio, Cervejas Avós, Cine, Droga5, Halley Sound, Kraft Heinz, Lucha Libre Audio, Memorial da América Latina, Mr. Pink Music, MugShot, My Mama, NÓS - Inteligência e Inovação Social, O2 Filmes, Paranoid, Piloto TV, Publicis Groupe, Spotify, Surreal Hotel Arts, Tribbo, Unblock Coffee, UOL, Warriors VFX e WMcCann.

Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.

Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881.

Abertura dos portões e do credenciamento: 8h

Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda